Qual a idade máxima para entrar no convento?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

30 anos

Por isso, geralmente no processo vocacional ou etapa inicial formativa de Congregações ou Dioceses, na maioria das vezes a idade máxima para entrar no seminário é de 30 anos.

Pré-requisitos para tornar-se uma freira
Aqui subentende-se que você já sabe que é preciso ser mulher e católica, mas além disso, é necessário ser solteira. Caso você seja casada, deve-se obter uma anulação reconhecida pela igreja católica. Já as viúvas são vistas como solteiras aos olhos da Igreja.

Idade: varia de acordo com a congregação. Em algumas, já é possível iniciar a primeira etapa (aspirantado) a partir dos 15 anos. Em outras só após os 18. Não há limite, mas a preferência é por mulheres jovens devido à adaptação à nova vida.

Sim. Em consonância com Direito Canônico e as Diretrizes para formação de cada Diocese ou Congregação deve-se observar a vida de cada candidato. Por exemplo: um impedimento ao candidato é ter já assumido o Sacramento do Matrimônio, ser separado e ter tido filhos e esses forem dependentes do mesmo.

As freiras recebem muito pouco ou nada por seu trabalho, seja nos afazeres domésticos em bispados ou paróquias, ou no atendimento em escolas e clínicas e na atuação pastoral.

Abaixo, veja cinco pontos que vão ajudar a entender se você tem vocação religiosa.

  1. Desejar levar uma vida pura.
  2. Disposição ao sacrifício.
  3. Insatisfação pelas coisas do mundo.
  4. Amor pela oração.
  5. Cuidado com as almas.

Saídas do convento -permitidas só após o 2º Concílio Vaticano, anunciado pelo papa João 23 em 1965- são possíveis em casos especiais, como idas ao médico.

Se você não está casado mediante o sacramento da Igreja e vive como solteiro, se não houver outro impedimento, você está livre para assumir outro estado de vida, caso seja a vontade de Deus e você faça um correto caminho de discernimento.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

Freira é a designação dada na Igreja Católica a uma mulher que renunciou a vida comum em sociedade e optou recolher-se num convento, sendo a que se recolhe num mosteiro, monja; passando a ter uma vida em regime de clausura conventual, inteiramente dedicada aos serviços religiosos e da igreja que frequenta.

Religiosas dividem a rotina entre silêncio, preces e momentos de recreação. Sob clausura, de hábito preto e com uma rotina voltada ao silêncio, orações e trabalho, as monjas passionistas do Mosteiro São Paulo da Cruz, em São Carlos (SP), vivem de uma forma diferente da maioria das mulheres há quase 40 anos.

Noviça é o nome dado às mulheres que estão prontas para ingressar no noviciado. Este é o período de aprendizagem e formação religiosa vivido por quem quer ingressar em uma vida profissional na fé. Este período é anterior ao juramento como freira que já é uma noviça consagrada.

Noviço ou noviça é a designação dada à pessoa que se prepara, no noviciado, sob a direção de um mestre ou mestra, para a sua consagração religiosa.

A freira ou irmã pertence a uma congregação ou ordem religiosa e professa os votos de castidade, pobreza e obediência. Vivendo vida fraterna em comunidade, dedica-se à oração e ao serviço aos irmãos, de acordo com o carisma e a missão de sua congregação ou instituto religioso.