Qual a idade máxima para batizar na Igreja Católica?

Perguntado por: ujesus9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

nove anos

Na Igreja Católica, a tradição é que a criança seja batizada no máximo até os nove anos, antes que comece a frequentar a catequese. Em outras confissões cristãs, como na maioria das igrejas protestantes e evangélicas, o batismo ocorre de modo diferente, já que apenas adolescentes e adultos podem ser batizados.

O Batismo pode ser feito em qualquer idade, mas geralmente é realizado quando somos ainda bebês, para que nos tornemos cristãos o quanto antes e nos purifiquemos do pecado original.

O adolescente, a partir dos 14 anos de idade, que ainda não foi batizado pode fazer a preparação para o sacramento do Batismo na Catequese com jovens e ao final deste caminho, receberá o Batismo, a Primeira Eucaristia e a Crisma. Os três sacramentos da Iniciação Cristã.

Atos 8:36-38
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, que sejam separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar na igreja católica.

O que se orienta neste caso é: como não se pode batizar duas vezes e eleger novos padrinhos, torna-se ainda mais importante a presença dos pais. Não existe uma obrigatoriedade de ter a presença dos padrinhos para essa celebração (de entrega do Creio).

O Sacramento do Batismo administrado com uma fórmula modificada arbitrariamente não é válido e aqueles que o receberam desta forma devem ser batizados “de modo absoluto”, ou seja, repetindo o rito de acordo com as normas litúrgicas estabelecidas pela Igreja.

Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.

A exigência costuma ser a de que os pais sejam casados na Igreja e no Civil. Normalmente, o fato dos pais não serem batizados não impede o batismo.

Padre Fernando Sampaio afirma que sim, o Batismo é necessário para a salvação e os pais cristãos não devem prorrogar esse sacramento, batizando logo seus filhos. Qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que não tenha recebido o Sacramento do Batismo e que o queira, pode ser batizada na Igreja Católica.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).

No cristianismo, todos aqueles que não são batizados são definidos como pagãos.

Cabe aos padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança (cf. cân. 872). Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (cân.

Por isso, os padrinhos devem ser pessoas que vivam a fé e a testemunhem, tendo assim, recebido a educação cristã e sendo capazes de auxiliar os pais na educação da fé dos afilhados.

O ensino sobre o Batismo nas águas é fundamental para todo o crente porque é uma doutrina básica do Evangelho. O Batismo é uma das ordenanças que Jesus Cristo deixou à sua igreja, portanto, todos devem ser batizados, reconhecendo o ensinamento do mesmo.

O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.

O batismo é um mandamento
Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7). Todas as pessoas que decidem seguir a Jesus devem obedecer igualmente ao mandamento de Deus de serem batizadas.

Vc pode escolher ao todo 4 pessoas. Um casal de padrinhos de batismo e um casal de padrinhos de consagração. Os padrinhos de batismo tem q ter crisma, já o os padrinhos de consagração não tem necessidade. Mas se tem tanta gente assim, ainda tem os padrinhos de crisma q vc pode escolher futuramente.

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.