Qual a idade ideal para ter um filho?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Embora a faixa etária antes dos 35 anos seja considerada a melhor idade para engravidar, muitas vezes mulheres com idades consideradas avançadas decidem tentar uma gestação. Nesse caso, o ideal é procurar um médico antes da concepção e fazer uma avaliação clínica e exames para checar seu estado geral de saúde.

Como calcular se estou no período fértil?

  1. Anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação por, pelo menos, 6 meses;
  2. Identificar o ciclo mais curto e subtrair 18 dias;
  3. Identificar o ciclo mais longo e subtrair 11 dias;
  4. Considerar o intervalo entre esses resultados.

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.

Nessa faixa etária, uma gestação é perfeitamente possível, apesar de as chances de engravidar diminuírem bastante. Ainda assim, tem se tornado cada vez mais comum o adiamento dos planos de engravidar. Com os avanços da Medicina em métodos contraceptivos e fertilização in vitro, a mulher tem opções.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

A partir dos 30, a quantidade deles no organismo diminui em quantidade e em qualidade. Por isso, é possível que a fertilização desses óvulos seja mais difícil. Diabetes gestacional - esse tipo de diabetes acontece apenas durante o período gestacional e é mais comum entre mulheres acima dos 35 anos.

Como se preparar para engravidar: 6 passos importantes

  1. Agende uma consulta com o seu ginecologista. ...
  2. Faça uma visita ao dentista. ...
  3. Capriche em uma alimentação saudável. ...
  4. Faça atividade física regular. ...
  5. Observe seu período fértil. ...
  6. Envolva seu parceiro nesse processo.

7 sintomas da infertilidade para observar e buscar ajuda

  • Alterações menstruais. As alterações menstruais são um dos principais sintomas de infertilidade em mulheres. ...
  • Dor pélvica. ...
  • Dor durante as relações sexuais. ...
  • Problemas com a ovulação. ...
  • Alterações na pele. ...
  • Disfunção erétil. ...
  • Problemas nos testículos.

No livro de "Gênesis" diz: criou Deus, pois o homem, a Sua imagem, a imagem de Deus o criou, homem e mulher, os criou; e Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, e enchei a terra. Deus planejou a família, deu ao homem e a mulher, a condição de gerarem filhos.

6 a 8 anos – Pode ser vantajoso para os pais, que estão mais maduros em relação à paternidade. Os irmãos perdem um pouco o companheirismo devido à idade, pois nem todos os interesses são iguais. Mais de 8 anos – O filho temporão tem características comuns ao filho único.

Em outros casos, por causa de problemas, como a negatividade da taxa de crescimento populacional e o envelhecimento da população, resolveu-se estender essa política: se pelo menos uma pessoa do casal tiver um ou mais irmãos, não poderá ter mais que 1 filho; porém, se os dois forem filhos únicos, eles poderiam ter no ...

No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com síndrome de Down — caracterizada pela presença de um cromossomo extra no vigésimo primeiro par — é de aproximadamente um para cada 700 bebês.

Após essa faixa etária, existe sim a possibilidade de ter uma gestação tranquila e saudável, no entanto, é preciso que seja monitorada de perto, considerando todos os riscos genéticos que aparecem com mais frequência à medida que as mulheres envelhecem.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

A atriz Carolina Ferraz se tornou mãe aos 46 anos. Ela chegou a ficar grávida, mas logo depois sofreu um aborto espontâneo. Meses depois, conseguiu engravidar pela segunda vez, dessa vez através de fertilização in vitro. Sua filha, Izabel, nasceu quando a atriz já tinha 47 anos.

O motivo é biológico. A mulher nasce com aproximadamente dois milhões de óvulos. Na puberdade, esse número cai para aproximadamente 300 mil e, diferentemente dos homens que produzem os espermatozoides continuamente, as mulheres não produzem novos óvulos ao longo da vida.

Confira a variação das probabilidades de gravidez de acordo com a faixa etária da mulher: até os 20 anos, essa chance é de 25% por mês; já para mulheres entre 21 e 30 anos passa para 20%; na faixa de 31 a 35 anos, a porcentagem é de 15%; para mulheres entre 36 e 39 anos, cai para 10%; entre 40 e 44 anos, 5%; e entre ...

Não é tão fácil assim engravidar: até os 30 anos, chances não passam de 20%

Gravidez espontânea
Sendo assim, consideramos que até os 32 anos (para quem deseja dois filhos e 35 para quem quer apenas um) é uma boa idade para a mulher engravidar naturalmente e com baixo risco de complicações.

A chance de engravidar aumenta após a mulher já ter tido o primeiro filho? Esta é uma das perguntas enviadas por internautas do UOL a Jairo Bouer no @saúde desta semana. Jairo explica que esta “chance maior” é um mito e não existe.