Qual a idade dos alunos do maternal 1?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A educação infantil é separada em 5 etapas diferentes: Berçário – menores de 2 anos. Maternal I – 2 anos. Maternal II – 3 anos.

a) EDUCAÇÃO INFANTIL
1- 0 a 2 anos: 5 (cinco) crianças por turma, podendo chegar até 10 (dez) crianças por turma se houver auxiliar para o professor; a. 2- de 2 a 3 anos de idade: até 8 (oito) crianças por turma, podendo chegar até 15 (quinze) crianças por turma, se houver auxiliar para o professor; a.

OBJETIVO: Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

De acordo com a legislação brasileira, a faixa etária de escolarização obrigatória vai dos 4 aos 17 anos. Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado).

Direcionado para crianças na faixa etária de 3 anos, o Grupo 3 da Educação Infantil tem como objetivo proporcionar momentos de aprendizagem aos pequenos, através de uma metodologia dinâmica e lúdica que prepara o aluno em seus primeiros passos, desenvolvendo as habilidades e criatividade.

O Grupo 3 da Educação Infantil contempla crianças de 3 anos de idade. Nesta terceira etapa, as escolas deverão proporcionar aos alunos um ambiente alfabetizador através de brincadeiras e atividades que estimulem a fala e a leitura.

Educação Infantil:
Primeira etapa da Educação Básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

Hoje, a educação infantil é dividida em 5 séries: berçário. maternal I. maternal II.

5 Etapas da Educação Infantil

  • O que é a Educação Infantil? ...
  • Berçário na Educação Infantil. ...
  • Crianças de 2 anos: primeiro contato com a escola. ...
  • Crianças de 3 anos: desenvolvimento motor e cognitivo. ...
  • Crianças de 4 anos: arte e educação. ...
  • Crianças de 5 anos: alfabetização. ...
  • Angher e a Educação Infantil.

O Grupo 2 Educação Infantil é responsável por formar crianças com faixa etária de 2 anos, a fim de proporcionar o primeiro contato com o aprendizado escolar, através de um ensino lúdico, considerado super importante para as fases iniciais dos pequenos.

2 anos

Os pediatras costumam recomendar a idade a partir de 2 anos para matricular uma criança na escolinha. Isso porque é a partir desta fase que ela consegue se comunicar melhor e expressar as emoções. Vale lembrar que algumas escolas oferecem a opção de berçário para bebês com idade a partir dos 6 meses.

Maternal II: Faixa etária 3 até 4 anos
Nessa faixa de idade, a criança já é capaz de se concentrar por mais tempo, de explorar atividades coletivas respeitando as regras, de conhecer o mundo ao seu redor e o próprio corpo, além de identificar gosto e preferências.

O período escolar é formado pelo Ensino Fundamental, dos 6 aos 15 anos, e pelo Ensino Médio, dos 15 aos 18. O período de formação profissional inicia aos 18 anos, com o Ensino Superior, e por definição vai até os 22 anos, apesar de isto variar bastante de acordo com vários fatores.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

A educação infantil é separada em 5 etapas diferentes: Berçário – menores de 2 anos. Maternal I – 2 anos. Maternal II – 3 anos.

Na nova configuração do Ensino Fundamental I, fica obrigatório que crianças de seis anos sejam matriculadas no primeiro ano.

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Obs.: ainda que a legislação brasileira preveja matrícula obrigatória no Ensino Infantil, apenas a partir dos 4 anos é possível, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis, matricular crianças mais novas (2 e 3 anos).