Qual a idade do Sol em 2022?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Qual a idade do Sol em 2022? Carlos me contou que o Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Para existir, o Sol usa como combustível um elemento chamado hidrogênio, que é transformado em hélio e gera a luz que vemos daqui da Terra.

4,603 × 10^9 anos

A morte do sol está prevista para daqui a uns 7 bilhões de anos, parece distante, contudo é um processo muito longo que já teve início.

27 dias

Nascer e pôr do sol
Tomando 1 de janeiro de 2022 como referência, o sol nasce às 06:43:35 a 114.21°ESE (Lés-sudeste) e se fixa às 19:46:29 a 185.08°S (Sul). O nascer do sol e o pôr-do-sol demoram aproximadamente Brasilia minutos para ser concluídos.

Que aconteceria se o sol explodisse? Se o Sol explodisse, as ondas de calor não seriam fortes o suficiente para destruir todo o planeta de uma só vez: o lado que estivesse virado para o Sol, no caso, fritaria imediatamente.

– A água em forma de vapor condensaria, deixando o céu limpo de nuvens. Em pouco tempo, rios e mares congelariam. – A escuridão tomaria conta. Seria muito mais fácil ver as estrelas, já que nem mesmo a Lua, que é iluminada pelo Sol, daria as caras.

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

5.778 K

O nosso Sol surgiu há apenas 20,5 anos galácticos e nossa Via Láctea há cerca de 54 anos galácticos. O surgimento do Universo, há 13,8 bilhões de anos terrestres, seria contado em apenas 61,3 anos galácticos.

Nossa estrela tem uma temperatura de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius. Sem ele, não teríamos luz, calor ou vida. Sua energia influencia a temperatura dos corpos celestes do Sistema Solar.

A hipotética situação de o planeta parar de girar, ou seja, da Terra parar de realizar o movimento de rotação, é um mistério para os cientistas, que não sabem ao certo quais seriam as reais consequências da situação para os seres vivos. No entanto, uma coisa eles têm certeza: seria uma catástrofe.

Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.

Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares. … Mas daqui a cerca de 7 bilhões de anos, o hidrogênio terá se esgotado e o astro começará a queimar hélio.

Sobre quem é mais velho, o sol ou a lua, pode-se concluir que o sol é mais velho que a lua porque ele possui cerca de 4,603 × 10^9 anos, um número tão grande que ocuparia quase toda a resposta.

O Sol formou-se cerca de 4,57 bilhões de anos atrás. Já a formação da Lua ocorreu há 4,527 bilhões de anos atrás e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar.

Muitas pessoas no Brasil já podem ter reparado que, de uns dias pra cá, o sol parece estar nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão.

Dessa forma, será o dia 21 de dezembro o dia em que o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde aqui no Hemisfério Sul?