Qual a idade do Espírito Santo?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Governo ES - Aniversário de Vitória: 466 anos de história da capital capixaba.

A história do Espírito Santo começou em Vila Velha, a cidade mais antiga do Estado, que se destaca pelas belezas dos seus 32 km de praia. Fundada em 1535, por Vasco Fernandes Coutinho, quando ainda era uma capitania, hoje o município tem nas atividades portuárias sua principal base econômica.

Hoje é comemorado o aniversário de Vitória, capital do. Espírito Santo. Fundada em 8 de setembro de 1551, o.

A data tem origem no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram aqui no estado (onde atualmente se localiza a Prainha, em Vila Velha) com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

Origem do termo Capixaba
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

Em 1549, Vasco Coutinho procurou um lugar mais seguro e escolheu a ilha montanhosa onde fundou um novo núcleo com o nome de Vila Nova do Espírito Santo, atual Vitória. A partir de então, a primeira vila passou a ser chamada de Vila Velha.

O Espírito Santo traz sentimentos de amor, paz e alegria (Gálatas 5:22-23) O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

Inicialmente, a região era habitada por diversas tribos indígenas, todas pertencentes ao tronco Tupi; as tribos do interior eram chamadas de Botocudos, sendo-lhes atribuído comportamento hostil e belicoso, além da prática de antropofagia. No litoral, as tribos também eram hostis, porém de hábitos um pouco diferentes.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento.

1. Biblos – Líbano. Há registros da existência desta cidade desde o ano 5000 a.C. Naturalmente, com tanto tempo de vida, Biblos foi morada de diversos povos e é considerada a cidade mais antiga do mundo continuamente habitada.

Vitória completa 471 anos: confira a programação em comemoração ao aniversário da cidade.

1 – Cidades mais antigas: Cananeia, São Paulo Cananeia foi a primeira cidade fundada no Brasil, antes era considerada somente uma vila e só depois foi chamada de “cidade”. Das quais, cinco são consideradas atualmente como as mais antigas do país: Cananéia, Vila Velha, Olinda, Salvador e São Paulo.

Apesar da temperatura mais baixa em Domingos Martins, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta como menor registro 2,6 °C em 1 de junho de 1979, no município de Venda Nova do Imigrante. Diante dos dados oficiais dos institutos, as duas localidades são consideradas as mais frias do Espírito Santo.

Serra

A Serra continua sendo a cidade mais populosa do Espírito Santo, com mais de 517 mil habitantes.

Em 23 de maio de 1535, dia que marca a chegada dos portugueses, foi fundada a Vila Nova do Espírito Santo, posteriormente nomeada Vila Velha. Após disputas pelas terras com os índios goitacazes em 1551 e a vitória atribuída aos portugueses, o local foi renomeado Vitória, hoje capital do estado.