Qual a idade de Davi quando foi ungido rei?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade.

1. A Primeira Unção de Davi. A primeira unção aconteceu na casa de seu pai Jessé (1 Samuel 16:13). “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”

Davi tinha cerca de 23 anos quando matou Golias. Tinha 30 anos quando começou a reinar sobre Judá, em Hebrom, e sete anos e meio mais tarde tornou-se o grande rei sobre todo Israel. Viveu 70 anos, durante os quais foi um grande rei e um grande profeta.

3) Davi sabia como agir em situações desafiadoras.
“Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas.

Pelo relato bíblico, Davi foi coroado depois da morte de Saul no campo de batalha. Saul fora o primeiro rei israelita, que se acalmava ao ouvir Davi tocar lira. No trono, Davi unifica todas as tribos de Israel sob uma única coroa, derrota exércitos filisteus e transforma Jerusalém em capital do reino.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.

2 Samuel 5:4-14 In-Context
3 Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom; e o rei Davi fez aliança com eles em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel. 4 Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.

Davi teve mais de dez concubinas (2 Samuel 15:16) e provavelmente teve algumas dezenas de filhos. A família de Davi não era muito feliz. Havia muita rivalidade e pelo menos três dos filhos de Davi tiveram uma morte violenta.

Davi foi escolhido pelo senhor, para ser ungido rei, após o Senhor haver rejeitado Saul como rei de Israel. Então o Senhor ordena ao profeta Samuel para encher uma vasilha com óleo e partir para Belém.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos.

Após Saul ser uma grande decepção para Deus por desobedecer suas ordens, Deus mandou Samuel encontrar o novo rei de Israel e ele encontrou Davi em Belém de Judá. Quando viu Davi, Samuel ungiu o jovem e Saul se viu abandonado por Deus e começou a ter pesadelos.

Se Davi sabia que Deus estava do seu lado e que precisava de apenas uma pedra, por que ele se deu ao trabalho de escolher cinco pedras? De acordo com o relato das escrituras, Davi estava confiante. Ele disse a Golias: “Do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão” (1 Samuel 17:47).

5 E chegaram os asírios de Damasco para socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos sírios vinte e dois mil homens.

A bíblia relata que Davi era ruivo e de baixa estatura. De acordo com a cultura da época, pessoas como Davi eram excluídas e, por isso, não comiam junto com a família, não entravam pela porta da frente e também não dormiam dentro de casa. Eles tinham uma casa construída aos fundos para que essas pessoas morassem.