Qual a idade da Pré-menopausa?

Perguntado por: sfogaca9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Normalmente, isso ocorre na faixa etária entre 45 e 55 anos. Caso ocorra antes dessa idade é caracterizada a menopausa precoce. No entanto, não é um mês sem menstruar que vai indicar que a mulher entrou nesse período. Só é considerado menopausa quando ela já está há um ano sem apresentar sangramento.

Os fluxos menstruais, geralmente, se encerram definitivamente na menopausa, entre 45 e 55 anos de idade. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce.

Antes da menopausa, acontece o climatério e, nessa fase, a mulher pode sim engravidar.

Dor nas costas, pernas e braços, redução da força muscular e menor aptidão física são alguns sintomas da queda nos níveis de estrogênio.

Em média, a última menstruação ocorre por volta dos 50 anos. Já o climatério pode durar mais, tendo início aos 40 anos e se estendendo até os 65. Mas não há motivo para pânico: os principais sintomas não se manifestam em todas as mulheres e nem se estendem por tanto tempo.

A mudança nos níveis dos hormônios faz também com que a menstruação apareça de maneira irregular e mais intensa devido a aproximação da menopausa.

Pesquisa realizada pelo The Journal of The North American Menopause Society trouxe notícias animadoras para as mulheres com menopausa precoce. Assim, publicado no último dia 29 de março, o estudo-piloto mostrou que a retomada da menstruação é possível, assim como a gestação.

A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente.

Sangramento aumentado e cólica também podem acontecer neste período e exames devem ser realizados para descartar a possibilidade de doenças no útero, como miomas, adenomiose, pólipos e câncer de endométrio.

Desde a primeira menstruação até a menopausa —que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos—, é possível engravidar de maneira espontânea.

Durante a altura da menopausa, a distribuição do tecido adiposo muda de forma específica, acumulando excesso de gordura no abdómen, causando a famosa “barriga” – aquela que mói e demora a ir embora. A melhor estratégia é não esperar que ela se instale, mas sim contrariá-la aos primeiros sinais(2).

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.

Menstruação irregular
O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

Fase Menstrual: Conforme os níveis hormonais caem, o endométrio passa a ser menos irrigado e torna-se menos espesso. Tais alterações fazem acontecer sua descamação, gradativamente o endométrio solta-se da parede do útero gerando o sangramento menstrual.

A menopausa – quando a menstruação realmente para de descer – acontece por volta dos 51 anos, mas a maioria das pessoas pode tê-la em qualquer idade entre 45 e 55 anos (3, 5, 7, 8).

A concentração de Hormônio Luteinizante no sangue varia conforme o período fértil, aumentando durante a ovulação. Mas, assim como o FSH, se os níveis forem muito elevados, pode significar menopausa. Inclusive, os dois hormônios podem ser analisados juntos para avaliar o fim do ciclo menstrual.

A menopausa precoce, também conhecida como falência ovariana prematura, ocorre antes dos 40 anos de idade e acomete 1% das mulheres. Trata-se do momento em que os ovários param de funcionar, isto é, param de liberar óvulos (ovulação) em intervalos regulares e sua capacidade de produzir hormônios internos.

3. Estradiol. O estradiol é outro exame hormonal importante para fechar o diagnóstico da menopausa. Produzido principalmente nos ovários, esse hormônio é importante para o desenvolvimento das características sexuais nas meninas, além de ser fundamental para viabilizar a gravidez.

Você pode notar um pouco de sangue no papel higiênico com o qual se limpa depois de urinar. Pode aparecer em sua roupa íntima ou, se você usar uma, em seu absorvente íntimo. A cor do sangramento durante a menopausa pode variar de claro (cinza-rosado) a marrom ou até mesmo se assemelhar a um período regular.

Há casos de mulheres na menopausa que também notam um corrimento amarelo acastanhado por conta das alterações hormonais.