Qual a idade da fase egocêntrica?

Perguntado por: acardoso6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O egocentrismo infantil é a fase que toda criança de 0 a 6 anos passa, e papais e mamães leitores, acalmem-se, é natural. Nessa fase, a criança ainda não aprendeu a se colocar no lugar do outro, e até então só enxerga o mundo de um único ponto de vista: o dela.

Como se desenvolve o egocentrismo? O psicólogo austríaco Jean Piaget (1896-1980) identificou os primeiros indícios de egocentrismo ao estudar o desenvolvimento infantil. Para ele, esse termo exprime um estado do processo de desenvolvimento do conhecimento da criança.

Vigotski define a fala egocêntrica como um fenômeno de transição entre as funções interpsíquicas e as intrapsíquicas.

A criança ainda é egocêntrica (se vê no centro de tudo e entende o mundo a partir da sua própria vivência) e não tem a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Esse é um longo processo! Faz parte dessa visão egocêntrica achar que a natureza e os objetos agem de forma independente.

Egocentrismo tardio - um sintoma das redes sociais
No limite mais extremo, é a pessoa que só pensa ou age de acordo com sua vontade, sem se importar com a maneira como seu comportamento irá afetar outras pessoas. Vale saber que isso é bem normal.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget

  1. Estágio sensório-motor. Faixa etária: do nascimento aos 18-24 meses de idade. ...
  2. Estágio pré-operatório. Faixa etária: dos 2 aos 7 anos de idade. ...
  3. Estágio operatório-concreto. Faixa etária: dos 7 aos 11 anos de idade. ...
  4. Estágio operatório-formal.

Em linhas gerais, para Piaget, “o egocentrismo infantil é, em sua essência, uma indiferenciação entre o eu e o meio social”. Daí a incapacidade de descentração e a dificuldade em perceber diversos pontos de vista.

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.

Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar. Ex: Ele só pensa no seu próprio bem!

Durante as situações de conflito, auxilie a criança ajudando-a a identificar diferentes perspectivas e olhar a situação por outros pontos de vista. Se for a disputa por um brinquedo, por exemplo, explique por que o outro não quer emprestar ou sugira que brinquem juntos.

Sigmund Freud (1856-1939), médico neurologista mais conhecido como o pai da psicanálise, traçou alguns perfis comportamentais para pessoas que apresentam comportamento egocêntrico. Em seus estudos, ele explica o ego como uma instância da personalidade que seria o nosso “eu” mais perceptível.

Falar sobre o que você sente é importante, de forma clara e direta. Nem sempre a pessoa egocêntrica é confrontada pelo peso de suas ações. É preciso estar preparado para que a primeira reação seja de rechaço e de negação, evitando perder o controle da situação diante de respostas explosivas e autoritárias.

A fala egocêntrica desaparece na idade escolar, quando a fala interior começa a se desenvolver. De tudo isto, inferimos que uma se transforma na outra. egocentrismo do seu pensamento. A fala egocêntrica desaparece junto com o egocentrismo da criança.

1º estágio – Natural ou primitivo Corresponde ao pensamento pré-verbal e à fala pré-intelectual. O grito, o balbucio, as primeiras palavras são consideradas fala pré-intelectual. As operações aparecem de forma original, tal como evoluíram na fase primitiva do comportamento.