Qual a idade da crise da Meia-idade?

Perguntado por: rpinho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

60 anos de idade

A crise da meia idade é algo que pode afetar homens entre 40 a 60 anos de idade. Isso tem se tornado cada vez mais frequente e pode trazer uma série de problemas para a vida da pessoa, comprometendo até mesmo sua saúde.

A psicóloga Lúcia Magnus Marques, especialista em terapia de casal e família, explica que a crise dos 40 anos é um processo de passagem da adultez jovem para a maturidade e, do ponto de vista da psicologia, um dos momentos de instabilidade esperados ao longo da vida.

O que é a crise da meia-idade? Se trata de um momento em que a mulher se vê impelida a olhar para si. E, à partir disso, fazer alguns questionamentos que até então, estavam encobertos.

A crise da meia idade masculina surge em torno dos 40 a 55 anos, variando de indivíduo para indivíduo, e se caracteriza como uma fase dolorosa na qual o homem é levado a avaliar a sua vida como um todo: profissional, afetiva, social e existencial.

Como a crise dos 30 anos acontece? A crise dos 30 anos pode acontecer aos poucos ou de forma repentina. Aparece de repente uma insatisfação inexplicável, questionamentos existenciais sobre a carreira e a vida pessoal, dúvidas sobre as escolhas que fez ao longo dos anos.

Cada uma delas ocorre na espécie humana a partir de uma idade específica, embora não seja igual para todos. A infância vai do nascimento aos 11 anos de idade, a adolescência dos 12 aos 20 anos, a fase adulta dos 21 aos 65 anos e a velhice dos 65 anos em diante.

Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos. Juventude – dos 15 aos 24 anos.

A meia-idade, portanto, começaria em algum lugar na casa dos 30 e acabaria aos 59. Agora, leio que outros pesquisadores estão estendendo esse período até os 75 anos. Se assim for, a meia-idade seria a fase mais longa da vida.

Na teoria de Freud, aos 40 anos, o homem ingressava em uma encruzilhada onde vitalidade sexual, atitudes de autoafirmação e medo do envelhecimento se confrontavam. Era a idade do lobo.

Aumento da ansiedade. Queda da libido e redução do desempenho sexual. Problemas de ereção. Perda de força e de massa muscular.

Além disso, a partir dos 40 anos é mais provável surgirem problemas de visão, como a presbiopia, mais conhecida como “vista cansada”. Também é nessa fase que doenças como catarata e glaucoma são mais comuns. A elevação da pressão arterial é outro ponto que requer mais atenção das pessoas que já passaram dos 40 anos.

O termo foi inventando em meados dos anos 80, quando a jornalista Regina Lemos lançou o livro "Quarenta: a idade da Loba". A ideia era descobrir como as mulheres que tinham vivido a revolução sexual estavam encarando as transformações físicas e emocionais da meia-idade.

Muitas mulheres descrevem esses sintomas da perimenopausa como sendo uma TPM ruim. Efeitos colaterais emocionais comuns incluem irritabilidade, manifestações emocionais desproporcionais, ansiedade, falta de motivação, agravamento de depressão pré-existente, nebulosidade e esquecimento.

O que você precisa cuidar mais depois dos 40 anos

  1. Fazer exercícios físicos. O treino de força feito na musculação é necessário para manter e recuperar a massa magra (músculos e ossos). ...
  2. Comer mais proteína. ...
  3. Dormir mais. ...
  4. Cuidar o índice de gordura abdominal. ...
  5. Cuidar da saúde hormonal. ...
  6. Cuidar do humor. ...
  7. Se priorizar.