Qual a idade certa para o desmame?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Costuma ocorrer, gradativamente, entre 2 e 4 anos de idade. Em alguns casos, pode ser súbito, como em uma nova gravidez da mãe, quando o gosto e o volume do leite se alteram, mas muito dificilmente ocorre ainda no primeiro ano de vida.

O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.

O passo a passo do desmame

  1. Substitua a amamentação por uma refeição.
  2. Peça para alguém dar as refeições no seu lugar.
  3. Tenha paciência.
  4. Respeite o tempo da criança.
  5. Não passe alimentos amargos ou azedos nos seios.
  6. Crie outros momentos de afeto.
  7. Desfaça o cantinho de mamar.
  8. Procure indicações de fórmulas infantis.

Desmame natural: a criança simplesmente não precisa mais do peito, consegue se satisfazer sozinho nutricionalmente e afetivamente falando. A literatura fala que ele pode acontecer entre os 3 e os 5 anos de idade.

Na realidade, o desmame vai depender do filho, da mãe e de seu estilo de vida. Muitas vezes, o bebê dá o sinal de que chegou a hora. Ele fica tão entretido com as novidades e comidinhas novas e com a possibilidade de descobrir o mundo engatinhando e andando – que perde o interesse pelo peito.

Se a criança não demonstrar desinteresse pelo leite da mãe, o desmame pode ocorrer por períodos. Geralmente o diurno é feito primeiro, com a substituição por sucos, frutas e, quando a criança é maior, até por lanchinhos completos nos intervalos das refeições.

A amamentação prolongada não é ótima apenas para o bebê - é excelente para você também. Continuando a amamentar depois dos seis meses, você diminui para a vida toda o risco de desenvolver doença cardíaca,27 diabetes tipo 228 e câncer de mama,29 ovários30 e útero".

Alterações fisiológicas durante o desmame
Como o leite já não é retirado com regularidade, as glândulas mamárias distendem e a produção de leite diminui gradualmente. As mamas tornam-se ingurgitadas com a compressão dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue e de oxitocina para as células mioepiteliais.

6 dicas de como fazer o desmame noturno

  1. Faça apenas se o bebê estiver pronto. ...
  2. Insira uma rotina para dormir se o bebê não tiver. ...
  3. Não force o desmame. ...
  4. Faça o desmame noturno com o bebê bem alimentado. ...
  5. Não tenha pressa, faça o desmame gradualmente. ...
  6. Deixe o bebê dormir sem sugar o peito.

O início do desmame pode ser ocasionado por diversas razões: a mãe decidiu, ou porque o bebê perdeu o interesse, ou a produção de leite materno não é suficiente, ou ainda pela suspensão de forma natural. Em qualquer dos casos, pode ser que seja um processo um pouco difícil tanto para o bebê quanto para a mãe.

O desmame, enquanto perda do objeto mítico de satisfação (seio materno) assume importância à díade por confrontar o bebê com perdas necessárias à conquista progressiva de laços sociais, enquanto para a mãe expressa a retomada de aspectos constitutivos da sua própria sexualidade - considerando-se as repercussões na ...

Já após essa idade, segundo ela, a criança está mais forte e se alimenta melhor durante as refeições, “então o leite materno se torna o melhor complemento, com quantidade ideal de sais minerais, ferro e cálcio, por exemplo”.

De forma natural, o leite materno demora cerca de 40 dias após a última estimulação para secar. O período pode ser um pouco desconfortável, já que há a possibilidade de acontecer o vazamento. Entretanto, a consultora de amamentação deixa claro que não é possível acelerar o processo da seca do leite.

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.