Qual a idade certa para ensinar as vogais?

Perguntado por: dmarques . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Normalmente as vogais, assim como, palavras e alfabeto começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Com atividades que incentivam o ensino da pronúncia e o reconhecimento das vogais, os pequenos atingem uma melhor compreensão de como as palavras são escritas. As vogais são muito importantes no ensino da Língua Portuguesa e, para que a criança aprenda os sons e a grafia, é necessário criar uma rotina de exercícios.

Aprender as letras do alfabeto, sua ordem e reconhecer seus fonemas e grafemas. Nomear as letras do alfabeto e recitá-las na ordem; reconhecer fonemas e grafemas; comparar palavras. fonemas e grafemas. grafemas e fonemas do alfabeto.

Na fase da alfabetização, existem escolas que começam a introduzir as letras por volta dos 4 ou 5 anos de idade. Nesse caso, as crianças que já frequentam a escola podem começar o aprendizado de forma gradual para serem alfabetizadas de fato por volta dos 6 a 7 anos.

Hiperatividade. Outro transtorno que parece autismo, mas não é: a hiperatividade. Nem todas as pessoas com TEA são iguais! Cada uma delas é única e, apesar da hiperatividade se fazer presente sim durante o desenvolvimento de alguns, ela também é características de outros transtornos, como, por exemplo, o TDAH.

“Essa prática garante a formação das bases necessárias para a construção de outras linguagens”, comenta. Estimular a leitura precoce, por sua vez, compromete tal formação. Além disso, pode ocasionar problemas como sobrecarga, deficiências na coordenação motora, apatia, desinteresse, desmotivação e estresse.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Boa parte das crianças começa a reconhecer as letras do alfabeto a partir dos 2 ou 3 anos. Aos 5 anos, o pequeno já consegue identificar o alfabeto por completo. Para aproveitar essa fase, os pais podem auxiliar no processo de alfabetização em casa desde cedo.

1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Atividades para crianças pequenas, 2 a 3 anos

  • Brinquedo de encaixar.
  • Atividade para estimular a coordenação motora e concentração.
  • Carimbos de esponja.
  • Brinquedo para relacionar cores e formas.
  • Bilboquê de garrafa pet.
  • Estrada para tampinhas de garrafa.
  • Carinhas das emoções e sentimentos.

Apreciação musical; Percepção auditiva (sons do corpo); Expressão corporal; Concentração; Coordenação motora; Imitação de gestos e ritmos corporais espontâneos; Conhecimento e reprodução de canções. Relaxamento.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

E somente depois que a criança aprender por completo as vogais, você irá começar a ensinar as consoantes. Mais importante do que saber o nome das letras consoantes, é também saber o som que elas emitem. Faça isso através de brincadeiras e materiais lúdicos.