Qual a idade certa para empreender?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Como podemos perceber, a decisão de empreender nada tem a ver com sua idade ou fase da vida. Ela depende única e exclusivamente da sua vontade de ser dono do próprio negócio.

Para ser um jovem empreendedor de sucesso, nada melhor que sair na frente dos seus concorrentes e atender às necessidades do mercado de um jeito único. Para isso, é indispensável contar com boas ferramentas de gestão e com a tecnologia, a melhor aliada de um dono de negócio.

Davi Braga

Davi Braga. O mais jovem empreendedor da nossa lista tem 19 anos, mas foi aos 13 que iniciou a sua jornada, criando uma startup de lista de material escolar. A ideia veio para ajudar a mãe, dona de uma loja de materiais escolares que possuía dificuldades em vender os produtos.

O perfil de empresário exige algumas habilidades que vão desde a postura de assumir riscos, a liderança e foco em resultados. Você, enquanto empresário, precisa dominar o seu mercado. Ao se tornar uma autoridade na área de atuação, deve ter o poder de persuasão aflorado, como ferramenta de negociação.

O medo de empreender é muito comum entre pessoas que desejam abrir um negócio próprio. Muitas vezes os futuros empreendedores desistem no primeiro obstáculo que encontram. Isso ocorre por medo de falhar, falta de orçamento, medo do desconhecido e volatilidade do mercado.

Conforme a pesquisa, a dificuldade financeira é a maior entre os jovens empreendedores, registrando 30%, as dificuldades com pessoas somam 27% e em terceiro lugar, com 25%, planejamento.

As opções de venda ou revenda de produtos ou serviços são inúmeras, entre elas o ramo alimentício, moda e vestuário, artesanato, beleza, saúde e bem-estar, construção e reforma, decoração e consultoria em marketing digital.

Como montar um negócio com R$ 5 mil

  • 1) Crie um espaço de hospedagem para pet. ...
  • 2) Venda balões infláveis para festas. ...
  • 3) Abra uma microfranquia. ...
  • 4) Venda doces ou salgados para festas. ...
  • 5) Dê aulas particulares. ...
  • 6) Produza e venda bijuterias. ...
  • 7) Invista em artigos de papel reciclado.

Vendia coisas na escola (como no caso dos cupcakes e bolos feitos por sua irmã mais nova, Maria). Só com 13 foi criar a List It, que agrega a venda de materiais escolares com base nas listas fornecidas pelas escolas.

Em uma lista de 190 países o Brasil ficou em com o 175° lugar quando falamos de facilidade para abrir uma empresa. Outro dado que assusta é o tempo necessário para formalizar e concretizar a abertura do negócio. Em solo brasileiro esse processo tem 11 etapas e leva aproximadamente 80 dias.

Contudo, muitas se deparam com a dura realidade que é empreender no Brasil. De acordo com o ranking Doing Business 2020, pesquisa feita pelo Banco Mundial para analisar os países com mais facilidade para fazer negócios, o Brasil ocupa a 124ª posição entre 190 países, mostrando-se um dos mais difíceis para empreender.

5 Dores do empreendedor e 5 sacadas para eliminá-las!

  • Dor 1 – Falta de planejamento.
  • Dor 2 – Dificuldade para delegar.
  • Dor 3 – Medo de arriscar e crescer!
  • Dor 5 – Resistência em reinvestir parte do lucro na empresa.

As principais diferenças entre o empresário e o empreendedor
O seu foco geralmente está voltado à conservação do bom funcionamento do negócio. Diferente do empresário, o empreendedor é aquele que se utiliza de ideias inovadoras para promover mudanças em processos ou até mesmo na vida de um grupo de pessoas.

Dessa definição legal podem ser extraídos os seus principais elementos caracterizadores: economicidade; organização; profissionalidade; assunção do risco; e direcionamento ao mercado.

Se você não tem a resposta para essa pergunta, ainda dá tempo de buscar conhecimento sobre finanças e empreender com sucesso. Em resumo, para que empreendedores realmente sejam bem-sucedidos em seus negócios, é preciso ter conhecimento sobre esses quatro assuntos: marketing, pessoas, processos e finanças.

Aquele que deseja empreender sozinho, sem sócios, no Brasil, possui basicamente três opções: tornar-se empresário individual, abrir uma EIRELI ou constituir uma sociedade limitada unipessoal.