Qual a idade certa para dar um celular para o filho?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

10 anos

Qual é a idade ideal para que os filhos tenham um celular? Os dois pediatras ouvidos consideram que as crianças só devem ter um celular a partir dos 10 anos. A psicóloga, por sua vez, aponta os 13 como a idade próxima do ideal.

Momentos juntos de verdade: escolha brincadeiras, jogos de tabuleiros e atividades que não envolvam o celular e curtam juntos; Seja firme e estabeleça um tempo: o passo mais simples de traçar, mas difícil de manter. Combine com seu filho o tempo que ele ficará no celular todos os dias ou um horário.

Pode ser uma boa ideia comprar um celular em casos onde a criança passa muito tempo sozinha ou longe dos pais. Essa é uma medida de segurança para os responsáveis e uma forma da criança ou pré-adolescente se sentir mais independente e desenvolver responsabilidades.

Nomofobia, ou medo de estar sem celular, pode causar ansiedade, depressão e isolamento, além de problemas físicos como dores de cabeça. Se pararmos para pensar sobre o que mais olhamos durante o dia, a resposta provavelmente não seria nossa família ou amigos, e nem a televisão ou os livros.

“A partir do momento que a criança precisa de uma interação para o desenvolvimento das habilidades e do próprio relacionamento interpessoal, esse contato mais próximo com as telas pode gerar transtornos como ansiedade, problemas de visão, dificuldades para dormir, problemas de aprendizagem, além de afetar a interação ...

Desativar a supervisão

  1. No seu dispositivo, abra o Family Link .
  2. Selecione a criança que não será mais supervisionada.
  3. Toque em Gerenciar configurações Informações da conta. Desativar supervisão.
  4. Confirme que você quer desativar a supervisão.
  5. Toque em Parar supervisão e siga as instruções exibidas na tela.

Como desabilitar o Controle dos Pais na Play Store

  1. Abra a Play Store no seu aparelho;
  2. Na tela inicial, acesse o menu, no canto superior esquerdo, o botão com “três barrinhas”;
  3. Selecione a opção “Configurações”;
  4. Toque na opção “Controle dos Pais”;
  5. Desmarque a opção de “Controle dos Pais” que está ativa.

Com uma conta cadastrada no Google Family Link pais e responsáveis podem bloquear e gerenciar sites que podem ou não ser acessados pelos filhos, remover a navegação anônima de páginas online e bloquear o acesso à loja de apps Chrome Web Store. Para isso: Abra o app Family Link. Selecione o perfil da criança.

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular. Bebês menores que isso não devem nem chegar perto.

Essa palavra significa o medo irracional de ficar sem o seu celular ou ser impedido de usá-lo por algum motivo, como ausência de conexão à internet ou bateria fraca. Com o avanço tecnológico, passar um dia inteiro sem o smartphone é um grande sacrifício para a maioria das pessoas.

A oftalmologista Gabriela Eckert diz que, de forma ampla, a idade ideal para oferecer o aparelho aos filhos seria a partir dos 12 anos, com uso supervisionado pelos pais.

Conheça os perigos que o seu filho pode estar exposto
O ambiente online costuma ser um local utilizado pelos jovens para interação com os amigos. Porém, dentro desses grupos e redes sociais podem ocorrer a versão virtual do tão conhecido bullying, o chamado cyberbullying.

13 anos

Se você reside em qualquer outro país fora da Região Europeia, você deve ter pelo menos 13 anos, ou a idade mínima exigida no seu país, para registrar e usar uma conta do WhatsApp. Para saber mais, consulte nossos Termos de Serviço.

O tratamento da nomofobia tem se mostrado muito efetivo com a Terapia Comportamental. O psicólogo dessa abordagem trabalha com o paciente a partir de um detox digital. Além disso, o Instituto Delete também faz um detox digital com longos períodos de abstinência de aparelhos eletrônicos para tratar a nomofobia.

6 problemas que você terá se usar o celular por muito tempo

  • Dores no pescoço. É comum o usuário inclinar o pescoço para baixo quando está mexendo no celular. ...
  • Dores nas mãos. ...
  • Dores no ombro. ...
  • Dores no punho. ...
  • Papada e rugas. ...
  • Sono prejudicado. ...
  • Fonte: Catraca Livre.

Quanto maior o contato com os estímulos rápidos, maior é a chance de repetir – e aumentar – esse tipo de comportamento. Além de a pessoa ter o prazer imediato, ela aumenta a impulsividade e faz com que dificulte a estratégia de controle de uso. Essa alteração no nosso cérebro pode acontecer e não se reverter.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, sempre com supervisão de adultos; entre 6 e 10 anos: no máximo de 1 a 2 horas por dia, sempre com supervisão de responsáveis; entre 11 e 18 anos: limitar o tempo de telas (o que inclui os videogames) a 2-3 horas/dia, e nunca deixar “virar a noite” jogando.