Qual a idade certa para cortar o cabelo do bebê?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

É raro a criança precisar de um corte com menos de três meses. Recomendamos a partir dos 06, onde o bebê encontra-se mais firme para manter a cabeça ereta e também já está adequado aos ambientes externos, pois muitos pais optam por fazer em Barbearias ou Salões de Beleza.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

E para que os fios dos pequenos de cabelo liso não fiquem rebeldes, a dica é usar o JOHNSON'S® baby Shampoo Cuidado anti-frizz. Com mel e germe de trigo, ele combina a suavidade dos dois ingredientes, nutrindo e fortalecendo os cabelos lisos e os deixando mais brilhantes e fáceis de pentear.

Ao nascimento, os fios da criança costumam ser finos e claros. Depois, até os seis meses de idade, eles começam a cair e ser substituídos por cabelos mais grossos. Algumas crianças passam por esse processo mais cedo do que outras e por isso a preocupação dos pais em relação a velocidade do crescimento.

Geralmente, o cabelo do bebê começa a se definir entre os 3 e 6 meses de idade. No entanto, alguns bebês podem nascer com fios de cabelo mais grossos e definidos, enquanto outros podem demorar um pouco mais para amadurecer seus folículos capilares.

“Cabelo de criança só pode ser cortado com tesoura. A maquininha assusta o bebê e a navalha, por exemplo, pode machucar, se a criança fizer um movimento brusco”, alerta o médico.

A Lua Crescente é a fase da Lua mais popular para os cortes de cabelo. Isso porque ela acelera o crescimento dos fios e é perfeita para quem deseja dar aquela aparadinha fortalecedora nas madeixas ou para quem está em transição capilar.

O fio cresce a partir de um folículo abaixo do couro cabeludo, que não é afetado pelo que fazemos na superfície da cabeça. “Na raspagem, o corte ocorre no meio da haste, onde é mais espesso. Por isso, temos a impressão de que o cabelo engrossa”, explica Caroline Assed Saad, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.

Os motivos pelos quais os bebês puxam os cabelos de suas mães variam. Em seus primeiros meses de vida, os bebês podem fazer isso como uma de suas diversas maneiras de explorar o mundo a sua volta. “O bebê vai se fascinar por tudo que é desconhecido, o cabelo da mãe tem um movimento que chama a atenção do bebê.

Segundo a Dermatologista Miriam Sabino, do Fit Body Pilates, lavar o cabelo do recém-nascido uma vez por dia basta. “O cabelo do recém-nascido pode ser lavado todos os dias, pois é suscetível a infecções, sendo necessário mantê-lo limpo neste período”, explica.

O óleo Johnson's recém-nascido é ideal para a hidratação da pele frágil do bebê e a remoção das casquinhas do couro cabeludo. O produto é hipoalergênico, dermatologicamente testado e livre de corantes.

Comparação dos Melhores Shampoos para Bebês

  • JOHNSON & JOHNSON - Shampoo Johnson's Baby.
  • HUGGIES - Shampoo de Bebê Huggies Chá de Camomila.
  • MUSTELA - Shampoo para Recém-Nascido Espuma.
  • DOVE - Shampoo Baby Dove Hiratação Enriquecida.
  • GRANADO - Shampoo Granado Bebê Lavanda.

Alguns xampus manipulados e de formulação bem suave, segundo a médica, podem ser prescritos para acelerar o crescimento dos cabelos em bebês. “Isso costuma apresentar bons resultados”, diz Nádia.

Torne a alimentação da criança mais balanceada para fornecer as vitaminas necessárias para cabelos saudáveis e pare de fazer coisas que estressam o couro cabeludo, como rabos de cavalo muito apertados e uso de modeladores térmicos.

Tais fios, de acordo com o especialista, caem nos primeiros meses de vida e são substituídos pelos ditos terminais (uma prévia de como ficarão os fios definitivos) – o que ocorre até os 2 anos de idade, em média.

Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco; 4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; 5.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Quando puxam o seu próprio cabelo, ou enrolam com as mãos, estão simplesmente a entreter-se. Se estiverem ansiosos, pode ser uma forma de aliviar o stress. À medida que forem crescendo vão acabar por deixar de o fazer. Se persistirem e o fizerem com frequência deverá consultar o pediatra.