Qual a hora do dia que mais engorda?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Se o total de calorias ingeridas for o adequado ao gasto energético ao longo do dia, a hora da última refeição não tem impacto no peso. Contudo, os estudos publicados têm demonstrado que quem tem por hábito jantar mais tarde tem tendência a ingerir mais calorias.

De acordo com o estudo, se você acorda às sete da manhã e vai dormir às onze da noite, por exemplo, para que o metabolismo funcione de forma saudável o ideal é tomar o café da manhã às oito da manhã, almoçar ao meio dia, fazer um lanche por volta das 15 e 16 horas e jantar até as 20 horas, no máximo.

De acordo um novo estudo conduzido na Universidade de Oxford, a gordura dos alimentos é armazenada na região da cintura muito mais rapidamente do que se pensava - em apenas três horas após ingerida.

Para desmistificar esse fato, não é o horário em que se come que acarreta no ganho de peso, mas a quantidade. Comer à noite engorda mais em comparação ao período diurno pelo simples fato do metabolismo estar lento, o que influi na pouca queima de calorias.

São liberados hormônios no processo de absorção de alimentos. Portanto, se o paciente comer e logo ir dormir, esses mecanismos hormonais podem ter impactos negativos no organismo, e alguns desses impactos incluem ganho de peso ou mesmo obesidade.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã

Os alimentos ricos em açúcar e pobres em nutrientes, chamados de “calorias vazias”, podem tornar-se um problema no aumento de peso e na saúde em geral quando consumido em excesso. Entre eles, estão as bebidas doces (refrigerante, sucos artificiais), sorvetes, bolachas recheadas, entre outros.

  • Café 1 de 6 Bebidas com altas concentrações de cafeína, como o café, são estimulantes do sistema nervoso central — Foto: Istock Getty Images. ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

Boas opções são verduras legumes, frutas e alimentos proteicos como ovos, frango, peixes, queijos ou, para veganos grãos como feijão. Comer proteína antes de dormir estimula a construção de músculos a noite.

Veja também o que evitar no jantar:

  • Frituras e alimentos ricos em gordura animal;
  • Alimentos ultraprocessados;
  • Embutidos em geral;
  • Bebidas açucaradas ou estimulantes, como refrigerantes, achocolatados e cafés;
  • Doces em geral;

Hoje em dia, diversos estudos demonstram que aderir ao jejum pode trazer benefícios para o organismo, tais como: Otimização da função celular e de regeneração. Controle da fome. Melhora do foco e concentração.

Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.

Só se ganha gordura ingerindo excesso de caloria. Ela pode comer pouco, mas estar consumindo muita caloria – a qualidade dos alimentos é que importa”, reforça. A retenção de líquidos existe, mas não pode ser culpada pelo ganho de peso. “Pode até acontecer, mas ninguém dobra de peso por inchaço”, alerta Angélica.

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

Para quem quer perder peso, o jantar é um ponto-chave na hora de cortar calorias. Mas será que ele é realmente a refeição que mais engorda? Segundo a nutricionista Amanda Gerbasi, isso não é verdade. “É um mito.

Mas afinal, qual o horário certo para jantar? O indicado é que, com base na sua rotina, a refeição deva ser no máximo duas horas antes de dormir. Dessa maneira, o nosso corpo ainda consegue realizar uma boa digestão e proporcionar uma noite mais tranquila e confortável.

“Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos. É difícil pegar no sono quando tudo que você consegue pensar é no buraco em seu estômago. Contudo, se alimentar muito tarde pode causar estragos ao seu corpo.

Isso porque, quanto mais tarde e mais próximo do horário de dormir você se alimenta, maior a chance de ganhar peso e reter gordura. Independente de como foi a sua alimentação durante o dia. Claro que quantas calorias você ingere nas refeições e quanta atividade você pratica ainda importa muito.

Segundo Genta, o mecanismo de fome e saciedade é controlado por uma série de hormônios, principalmente a leptina e a grelina. Ao ter um sono ruim, a liberação desses hormônios sofre alteração e aumenta a fome.

Emagrecer 10kg em apenas 7 dias pode parecer uma meta tentadora, mas pode ser uma abordagem perigosa e pouco saudável para a perda de peso. De fato, a rápida perda de peso pode causar uma série de efeitos negativos à saúde, como desidratação, desnutrição e perda muscular.