Qual a hora de colocar amaciante na máquina?

Perguntado por: zveloso4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Se sua máquina não tiver o compartimento para amaciante, você deve esperar o momento do enxágue das roupas (aquele que, depois de lavar com o sabão em pó, dispensa água e começa a encher de novo para enxaguar), pois é nesse momento, com a máquina cheia, que você deve colocar o amaciante.

Tem que enxaguar a roupa depois do amaciante? Sim, depois de usar o amaciante, sempre enxágue suas roupas. Se você usa a máquina de lavar roupas, ela já vai fazer isso por você.

Secar corretamente as roupas ajuda a fixar o cheiro do amaciante nas peças. Por isso, assim que as peças estiverem totalmente secas, retire-as da máquina e pendure no varal ou coloque na secadora. Lembre-se que roupa úmida dentro da máquina causa mal cheiro e danifica o tecido.

Pode misturar o amaciante com o detergente? Mito. Saber como usar o amaciante é um passo essencial na hora de lavar as suas roupas. O amaciante só é lançado na última fase da lavagem, por isso mesmo, nunca deve ser misturado com o sabão.

O amaciante é fundamental para deixar a roupa cheirosa e macia. Procure um produto de qualidade, com o perfume de sua preferência e sempre leia atentamente as instruções de uso, sempre respeitando a quantidade indicada pelo fabricante, como diluir e colocando sempre no compartimento correto da máquina de lavar.

Downy é muito fácil de utilizar: basta despejar a quantidade de líquido, indicada na embalagem, no dispenser automático da máquina de lavar. Caso prefira adicionar o amaciante manualmente, coloque Downy na água no último enxágue, nunca diretamente sobre as roupas para evitar manchas.

Alguém sabe qual amaciante deixa a roupa mais cheirosa? O Amaciante Comfort Concentrado tem as opções Fiber Protect, Hydra Serum e Cuidado Essencial. Os três itens são ótimas escolhas para os apaixonados por roupas perfumadas, já que essas novas fórmulas tem 10x mais perfume, além de óleo de argan.

Funções básicas: a higienização das peças é feita em três etapas: lavar, enxaguar e centrifugar. Na primeira, as roupas são lavadas com sabão. Já na segunda, são adicionados produtos extras, como amaciantes, e as peças são enxaguadas com água limpa.

A espuma, assim como o acúmulo de gordura, tanto dos resíduos da roupa quanto do sabão ou amaciante, também danifica o eletrodoméstico. Isso porque ela pode atingir as placas e rolamentos.

Amaciante em excesso estraga as toalhas
Alguns fabricantes de toalhas pedem para evitar o uso de amaciante. Isso porque ele pode acabar impermeabilizando a toalha, o que faz com que ela se torne menos absorvente. Isso também diminui a eficácia da lavagem.

Em modelos que não possuem trava da tampa e também não travam bruscamente o tambor ao ser interrompida a centrifugação, podemos sim abrir a tampa durante o funcionamento sem prejuízo ao equipamento.

Um dos problemas mais comuns que acabam deixando a roupa sem cheiro de amaciante é misturar diferentes tipos de tecido numa mesma lavagem. Roupas compostas por fibras naturais - como algodão, lã, linho e tricô, por exemplo - não devem competir com tecidos sintéticos/ mistos na máquina de lavar.

Limpe regularmente

  1. Antes de guardar, seque bem as roupas, de preferência ao ar livre.
  2. Utilize um sabão e amaciante com fragrância duradoura na hora da lavagem.
  3. Coloque sachês entre as roupas para um armário sempre cheirosinho.

Uma das causas do mau cheiro na máquina de lavar roupa é o acumulo de resíduos da lavagem no filtro do equipamento. Retire o filtro e limpe-o regularmente, usando detergente e água quente.

Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post.

O Amaciante Concentrado Comfort Pro Lavanderia 10L foi desenvolvido especialmente para ser utilizado em lavanderias profissionais. Tem uma fórmula menos viscosa que flui melhor através dos dosadores automáticos das máquinas profissionais, que facilita a dosagem e a dissolução do produto na água.

- O sabão líquido é mais concentrado que o sabão em pó. Trata-se de uma opção mais econômica. Ele pode render até duas vezes mais. Além disso, por diluir melhor na água, ele não deixa nenhum resíduo na roupa.

Para as lavanderias profissionais, a melhor escolha é, sem dúvidas, a linha OMO Lavanderia Perfect White, pois tanto o sabão para lavanderia comercial nas versões em pó de 3,5 kg e 4,0 kg, quanto o lava roupas líquido de 7 litros, conferem melhor rendimento, eficiência na remoção de sujidades e produtividade por quilos ...

O vinagre funciona como um amaciante natural porque elimina o resíduo de sabão que se acumula nas roupas e endurece as fibras. A substância pode ser usada diretamente na máquina de lavar. Basta colocar o líquido no compartimento do amaciante ou inserir no cesto antes do ciclo do enxágue.