Qual a história de Benjamin na Bíblia?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Benjamim era a grande consolação do seu idoso pai, e correspondia com igual afeto à grande amizade que lhe tinha o seu irmão José, mais velho do que ele (Gn 45.14). Nasceu na Palestina, entre Betel e Belém, e a sua vida, quando foi dado à luz, custou a vida de sua mãe (Gn 35.16 e seguintes).

No capítulo 49: 27, Jacó abençoa Benjamim dizendo que ele é “lobo que despedaça e pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo”. Nesse primeiro momento, é tudo o que sabemos sobre Benjamim. A partir daí, os filhos de Israel vivem por 430 anos na terra do Egito.

Por que Jacó mudou o nome dele para "Benjamin"? O nome Benoni significa "filho da minha aflição", o que denota o parto trabalhoso e sofrido de Raquel. Esse fato também pode significar que ela vivia um momento de tristeza e insatisfação em sua vida.

Nome de origem hebraica. Benjamim, o filho mais novo de Jacob, no Antigo Testamento; daí o chamar-se benjamim ao filho mais novo de uma família.

Para impedir que os irmãos voltassem a Canaã, José acusou Benjamim de ladrão.

Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

Benjamin, com n no fim, é apenas um substantivo próprio, devendo ser sempre escrito com inicial maiúscula. Através do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, podemos verificar que Benjamim era o nome do filho mais novo de Jacob.

De origem hebraica, Benjamin é uma referência à “mão direita de Deus”, que é o símbolo da bênção, ou também a personificação do bem. A mão direita de Deus é um conceito bíblico e um termo muito comum entre os cristãos judaizantes, onde o seu simbolismo se refere ao lado do bem na criação de Deus.

Traços gerais da personalidade nome Benjamin
Inteligente e corajoso, sensível e intuitivo, tem um forte espírito inventivo mas também pode desenvolver uma personalidade desobediente, contestando ordens e regras que considere limitadoras. Relaciona-se positivamente com os outros, mas é impulsivo e inquieto.

Benjamim vai ao Egito
Logo depois José ordenou que lhes fossem servido uma refeição. Nessa hora Benjamim foi favorecido cinco vezes mais (Gênesis 43:15-34). Na noite anterior à partida dos filhos de Jacó do Egito, José ordenou que o mordomo de sua casa colocasse seu copo de prata no saco de mantimento de Benjamim.

Levi

Com um dos filhos mais velhos de Jacó, Levi tinha ocupações no cuidado dos rebanhos. Um episódio em particular registrado em Gênesis indica que Levi era um homem impiedoso. Ele e seu irmão Simeão lideraram uma vingança cruel contra os siquemitas (Gênesis 34).

O dono, Reuben Berkley Benjamin, inventou, além do T, vários equipamentos elétricos, como soquetes e adaptadores para lâmpadas. No Brasil, benjamin é mais usado no Sul e Sudeste, enquanto T é o mais falado nas demais regiões. As duas expressões estão corretas, mas o Inmetro adota benjamin.

Descendia de uma família hebreus da tribo de Benjamin, que haviam obtido a cidadania romana, de grandes posses e prestígio político. Seus pais, sendo como eram, fiéis à lei mosaica, o mandaram logo para Jerusalém para ser educado lá.

  • Abiúde
  • Ashbel
  • Naaman
  • Bela
  • Gera
  • Muppim

1 Benjamim gerou Belá, seu filho mais velho; Asbel, seu segundo filho, Aará, o terceiro; 2 Noá, o quarto; e Rafa, o quinto.

Ben e Benjie são os apelidos mais utilizados para chamar afetivamente pessoas registadas com o nome de Benjamin.

Assim, Benjamim significa "filho da mão direita", na verdade, uma metáfora para "filho da felicidade". Isso decorre em virtude do sentido positivo carregado pelo lado direito, em oposição ao esquerdo.

benjamín {masculino}
caçula {m./f.}