Qual a história da literatura no Brasil?

Perguntado por: sfogaca . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 19 votos

A literatura brasileira tem desenvolvimento a partir dos textos descritivos de viajantes sobre a terra recém-descoberta. Os documentos escritos eram destinados à coroa portuguesa e são classificados como conteúdos informativos sobre a natureza e os habitantes da colônia. Esse período é denominado como Quinhentismo.

A literatura brasileira sempre foi um fator de identidade nacional e, nesse contexto, se torna muito importante na formação do indivíduo como cidadão brasileiro, devendo ser ensinada ainda na infância.

As primeiras manifestações da literatura brasileira foram fortemente marcadas pelo modelo literário de Portugal, já que nossos primeiros escritores ou eram portugueses de nascimento ou brasileiros com formação universitária em Portugal.

Os primeiros livros de que se tem notícia no Brasil, eram livros instrucionais - de religião ou Latim - enviados a pedido dos jesuítas. Movidos pela Page 3 escassez da época, esses religiosos copiavam a mão os livros existentes para serem utilizados por seus discípulos durante as aulas e nas instruções religiosas.

A Literatura escrita surgiu na Antiguidade. Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

A literatura brasileira pode ser dividida, genericamente, em duas eras: a Era Colonial, na qual predomina a vertente histórica, e a Era Nacional, cuja vertente é estética.

Assim, o conceito de literatura brasileira proposto por Afrânio Coutinho é caracterizado por um pertencimento tanto geográfico, a uma terra americana, como histórico-cultural, fruto da ação de indivíduos que a ocuparam e se identificam com ela.

Contribuição da literatura brasileira
Além disso, o livro literário consegue transmitir características culturais de forma autêntica. Por exemplo, ao ler uma obra que tem como cenário o sertão, a linguagem e as descrições de ambiente irão te transportar para lá.

Comemora-se, em 21 de junho, 177 anos de Machado de Assis
Suas contribuições para praticamente todos os gêneros literários fizeram com que fosse unanimemente considerado o maior nome da literatura nacional.

As primeiras escolas literárias tiveram início no Brasil durante o século XVI. Alguns cronistas iniciaram as escrituras desse segmento, descrevendo sobre o país no momento em que foi recém descoberto e passava por processo de colonização. A literatura brasileira tem pouco mais de quinhentos anos.

Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.

Conheça 5 clássicos da literatura brasileira e sua importância para os estudantes!

  • 2.1 1. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
  • 2.2 2. Grande Sertão: Veredas.
  • 2.3 3. Morte e Vida Severina.
  • 2.4 4. Dom Casmurro.
  • 2.5 5. O Cortiço.

Era madrugada de 29 de setembro de 1908. Há 113 anos, morreu, na casa 18 da rua Cosme Velho, Joaquim Maria Machado de Assis. O escritor, com 69 anos e castigado pela epilepsia, foi levado por um câncer. Seu legado como romancista, cronista, poeta e teatrólogo o consagrava como o maior nome da literatura brasileira.

1º de maio

Comemora-se o Dia da Literatura Brasileira em 1º de maio, pois nessa data, em 1829, nasceu o escritor José de Alencar, autor de inúmeras obras que se tornaram clássicas da literatura nacional, como O guarani (1857), Lucíola (1862) e Senhora (1875).