Qual a história da lentilha?

Perguntado por: atavares3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Com origem na Ásia Ocidental e Central, a lentilha é a pulse mais antiga, que se tem conhecimento. Devido seu centro de origem, a lentilha possui boa adaptação ao clima temperado (cultura de inverno) com temperaturas ideais para germinação variando de 15º a 25ºC.

Além de oferecer benefícios para a saúde, a lentilha é símbolo de prosperidade e sorte. Uma superstição italiana trazida ao Brasil pelos imigrantes diz que comer pelo menos uma colher do alimento da família das leguminosas na ceia de Réveillon atrai fartura à mesa durante todo o ano.

Lentilhas têm sido parte da dieta humana desde o período neolítico, sendo uma das primeiras culturas agrícolas domesticadas no Oriente Médio. Evidências arqueológicas mostram que elas eram consumidas de 9.500 a 13.000 anos atrás.

Jacó se vestiu como Esaú e levou a refeição ao pai. Isaque abençoou Jacó com o direito de primogenitura. Quando Esaú voltou, ele ficou muito zangado com Jacó. Mas a primogenitura foi dada a Jacó porque ele guardava os mandamentos do Senhor e Esaú não.

De que serve a primogenitura para um homem faminto?” Agora, se ele estava realmente faminto ou só exagerando, não sabemos ao certo. De qualquer maneira, eles fizeram a troca. Ao fazer isso, Esaú “desprezou” sua primogenitura, ou mostrou que ele realmente não se importava muito com o assunto.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca. Esaú, o preferido do pai, tinha vocação rural, era caçador.

Esaú abriu mão da primogenitura por uma refeição, que iria satisfazer seu desejo imediato. Ele pensou no presente e não no futuro. Seu direito como primogênito o tornaria herdeiro principal da família.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Significado de Lentilha
substantivo feminino O próprio grão. Planta da família das leguminosas, subfamília das papilionáceas, de grãos alimentícios. Planta usada como alimento desde a Antiguidade.

Comer lentilhas no Ano-Novo
Esse costume foi trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos. A tradição italiana diz que consumir esse alimento logo que o relógio marca meia-noite é sinônimo de fartura para o ano todo.

Este alimento traz prosperidade, dinheiro e confiança para o próximo ano. Mas você sabe o motivo desse alimento ser considerado um atrativo da sorte? É porque a lentilha se assemelha as moedas romanas, sendo associada à riqueza e prosperidade. A própria Bíblia cita esse alimento no Antigo Testamento.

"Falta interesse dos produtores e as indústrias têm facilidade de importar." Nascimento credita ao consumo do feijão, a razão pela falta de tradição da lentilha. "A lentilha é geralmente cultivada em países de clima temperado. Assim, somente o sul do país ou locais mais altos poderiam servir no Brasil."

O Brasil ainda não tem o mercado de lentilhas aberto na Índia, pois até o momento ainda não havia disponibilidade do produto para exportação.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Como alguém que finalmente aprendeu que a própria força de nada serve no serviço para Deus, Jacó recebe um novo nome: Israel, o “guerreiro de Deus”. E depois disso lemos: “E saiu-lhe o sol”. Tudo ficou claro novamente — inclusive no sentido figurado, em sua vida.

Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó.

Esaú: Significa "homem coberto de pelos", "peludo". Tem origem no hebraico Esau, Esaw, que quer dizer literalmente "coberto de pelos, peludo". Esaú é nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como o filho gêmeo mais velho de Isaque e Rebeca, irmão de Jacó.

Um filho que possuía a primogenitura herdava não apenas as terras e as possessões do pai, mas também a posição do pai como líder espiritual da família e a “autoridade para presidir” (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Birthright”).

Jacó e o irmão ficam frente a frente em último embate
Nos próximos capítulos de Gênesis, Esaú vai ao fundo do poço após tentar matar o seu gêmeo mais uma vez. Ao perceber que não conseguiu acabar com a vida de Jacó novamente, ele se entrega à bebida e cai em uma tristeza profunda.

A frase “o maior servirá ao menor” em Gênesis 25:23 indica que o filho mais novo herdaria futuramente a primogenitura do mais velho.