Qual a história da cor vermelha?

Perguntado por: aoliveira8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Na Pré-História, a tonalidade era utilizada para pintar o corpo a fins estéticos ou religiosos. A origem da cor vermelha também está associada ao desenvolvimento da extração do pigmento da cochonilha, um inseto comumente encontrado em árvores da região Mediterrânea.

Os antigos denominavam a cor vermelha de escarlate. A tonalidade mais utilizada era o ocre, empregada, também, em itens de louça, estatuaria e decoração.

Vermelho: cor estimulante que significa paixão, desejo, amor, energia e força, mas também fúria, ira, poder e perigo.

Significado da cor vermelha na história
Coloratus, em latim, é vermelho e colorido. Krasnoï, vermelho em russo, também quer dizer belo. O ser humano conseguiu extrair os pigmentos vermelhos desde o Período Paleonlítico, há 35 mil anos.

A cor vermelha é um símbolo categórico do fogo e do sangue. Além disso, o vermelho representa paixão e amor, bem como está associado ao ódio, raiva, agressividade e más intenções. Por isso, o vermelho é considerado a cor mais intensa na psicologia das cores.

Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos.

Após analisar fósseis com mais de um 1 bilhão de anos, cientistas da Universidade Nacional da Austrália (ANU), em parceria com Japão e Estados Unidos, concluiu que o pigmento mais antigo do mundo é o Rosa Choque.

A bandeira vermelha do movimento comunista simboliza o sangue da martirização da classe operária. Bandeiras vermelhas são normalmente vistas em combinações com outros símbolos comunistas e nomes de partidos. A bandeira é usada por várias partições socialistas e comunistas.

A bandeira vermelha, assim como a cor vermelha também significa a cor da luta em diversas áreas da sociedade: sindicatos, organizações sociais, movimento de trabalhadores sem terra, movimento de trabalhadores sem teto, assim como também outros movimentos que se identificam à esquerda do espectro político.

Os touros não poderiam se irritar com a cor ser vermelha, e com nenhuma outra, pois assim como muitos outros animais, eles não enxergam cores. O que deixa o touro nervoso é aquele movimento que o toureiro faz com a capa e não a cor da capa. O movimento soa como “provocação”.

#FF0000

Nesse sentido as cores primárias ficam assim: vermelho: #FF0000. verde: #00FF00. azul: #0000FF.

Vermelho: é a cor que representa o fogo, o sangue, o amor. Traz sensação de energia, vitalidade, força, poder, aventura e excitação. O vermelho se relaciona diretamente ao prazer e à fome, pois desperta o apetite.

Vermelho: energia, intensidade, impulsividade, amor, paixão, ódio, emoção, sensualidade. Laranja: ânimo, energia (menos que o vermelho), calor, criatividade, humor, jovialidade.

Cor- de- rosa!

A madeira do Paubrasilia echinata era usada para criar tinta vermelha – e, se daí vem o nome da nossa terra e da nossa gente, por que não temos vermelho na bandeira nacional? Basicamente, porque essa terra é cheia das suas deliciosas idiossincrasias.

Vermelho

Vermelho é a cor do nosso sangue e é a que mais representa o coração humano.

Vermelho: amor e paixão
Ele transmite desejo, paixão, segurança, e é claro, sensualidade, principalmente os tons mais quentes. Além disso, essa cor é uma boa sugestão para aqueles dias que acordamos desanimadas, afinal, essa tonalidade atrai coragem e força.