Qual a história da arte resumo?

Perguntado por: acavalcanti8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A história da arte consiste em uma verdadeira ciência, que estuda desde movimentos artísticos, a modificações estéticas, obras de arte e seus diversos artistas. Por sua complexidade, a arte e sua história são analisadas de acordo com a vertente social, política e religiosa de cada época.

onde surgiu a arte | África
Desenvolveu ferramentas utilitárias, constituiu sociedades, desenvolveu capacidades cognitivas de interação, interpretação e expressão simbólica, e assim inventou a arte.

A História da Arte enquanto um campo de estudo tem suas origens associadas ao texto do pintor, arquiteto e escritor toscano Giorgio Vasari (1511-74): “As Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos” publicado em 1550 e depois reeditado em 1568.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

A história da arte brasileira pode começar a ser contada pelas peças desenvolvidas pelos índios, muito antes do descobrimento em 1500. No entanto, foi com a vinda da corte portuguesa em 1808 que as escolas de belas artes surgiram e começaram a formar os primeiros artistas brasileiros.

É claro que nesse tempo todo, a arte sofreu diversas mudanças.

  • Pré-história. Os primeiros artefatos que podem ser considerados como arte apareceram na Idade da Pedra (25 000 – 8000 a.C.). ...
  • Idade Antiga. ...
  • Idade Média (300-1350) ...
  • Idade Moderna (1350-1850) ...
  • Idade Contemporânea (1850–atualidade)

A primeira pintura foi feita pelos homens primitivos, acredita-se que tenha sido feita pelo Homo Neanderthalis na era pré-histórica. Escavações arqueológicas realizadas na Europa, África e Ásia revelam que os homens primitivos foram os primeiros pintores e escultores e demonstravam através dessas artes o seu cotidiano.

A caverna de Leang Tedongnge, localizada na ilha indonésia de Celebes, abriga a obra de arte mais antiga do mundo conhecida até agora: um javali de 136 centímetros de comprimento por 54 de altura, pintado há mais de 45.500 anos, conforme revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Science.

O século XIX foi muito movimentado em termos de correntes artísticas. Estilos e escolas se sucedem e marcam o século como um dos mais importantes da história da arte.

Arquitetura: a primeira das artes
Talvez seja uma das primeiras manifestações artísticas do ser humano.

Os Neanderthais - e não os humanos pré-históricos - foram os primeiros artistas do planeta, de acordo com uma nova pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Southampton (Reino Unido) e do Insituto Max Plack (Alemanha).

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.

A arte brasileira tem origem pré-colonial, com grande influência do povo nativo do país, ou seja, os índios. Num passado ainda mais remoto, pesquisas arqueológicas realizadas no Brasil mostram que a arte brasileira também teve produções artísticas pré-históricas.

A arte antiga são as evidências artísticas desenvolvidas pelas civilizações antigas após a criação da escrita. As civilizações que deixaram mais registros para estudarmos a arte antiga foram a egípcia, a grega e a romana. E é sobre as particularidades da arte dessas civilizações que vamos discutir hoje.

Arte é a expressão de um ideal estético através de uma atividade criadora. É um tipo de manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que se comunica de forma simbólica e criativa com a sociedade. Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Acerca disso, entendemos que a arte é capaz de proporcionar para o indivíduo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas. Ela expande a visão de mundo, estimula a criatividade e a capacidade de se expressar.

A arte brasileira teve início nas pinturas rupestres registradas nas cavernas, geralmente abordando fenômenos da natureza e animais da região. Os desenhos eram feitos com pigmentos minerais e vegetais, além de sangue de animais abatidos.

Húngaro de Pécs, Victor Vasarely nasceu no ano de 1906 e foi considerado o pai da Op Art no mundo.

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital. Vejamos então todos eles e como se apresentam.

Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são: Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia. Literárias: drama, poesia e prosa. Performáticas: dança, música e teatro.