Qual a hierarquia de uma escola?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Alguns exemplos de cargos e hierarquias que podem ser estruturados são: direção administrativa, limpeza, encarregado, auxiliar; direção pedagógica, coordenação pedagógica, coordenador, professor, inspetor de alunos; direção pedagógica, biblioteca, bibliotecário, auxiliar.

A ordem da hierarquia é determinada pelo momento do pertencimento. Aqueles que antes eram membros da família têm precedência sobre aqueles que vieram depois deles. Assim, os pais vêm antes dos filhos, o primogénito antes do segundo, e assim por diante.

Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino.

Professor(a)
É quem faz a ponte entre o conhecimento e os estudantes.

Afinal, o gestor escolar é aquele que gerencia e acompanha todas as atividades da escola, visando garantir o desenvolvimento integral dos estudantes. Ou seja, atua na administração de todas as engrenagens da instituição: alunos, famílias, corpo docente, time administrativo, financeiro, jurídico, entre outros.

Substituir o diretor em sua ausência
O vice-diretor escolar deve então assumir esse papel até o retorno do diretor. Durante esse período, caberá a ele as tomadas de decisão.

As salas de aula devem ser organizadas, mas também desafiadoras, de forma a oferecer oportunidades de experiências de aprendizagem que possam contribuir para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos. Além disso, elas devem ser limpas, arejadas e confortáveis.

Usualmente, considera-se que a estrutura administrativa da escola diz respeito à ordenação desta com vistas à realização das atividades de planejamento, organização, direção e controle do pessoal e dos recursos materiais e financeiros, deixando de incluir no plano explicitamente administrativo as atividades ...

Na escola, a organização se refere aos princípios e procedimentos relacionados com as ações de planejar o trabalho, racionalizar recursos (físicos, materiais, financeiros, humanos), dirigir ou coordenar o trabalho das pessoas, avaliar o trabalho das pessoas, tendo em vista atingir os objetivos de educação e ensino.

No Brasil, temos atualmente três modalidades de ensino vigentes. São elas a presencial, semipresencial e a educação à distância (EaD).

A atual estrutura do sistema educacional regular no Brasil consiste na educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

Hierarquicamente, o diretor está acima do gerente.

O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional. Ele também exerce função de liderança, mas sobre um grupo menor de pessoas.

No geral, o diretor escolar deve liderar a organização de toda a escola, auxiliando todos os colaboradores em suas funções. Como um especialista em administração, ele também deve traçar metas para a escola e decidir o método de ensino utilizado. Ele também é o representante da escola em situações legais e sociais.

Um diretor precisa lidar, além dos aspectos pedagógicos, também com uma série de questões burocráticas e administrativas, incluindo legislação e finanças. É uma rotina de trabalho diferente, centrada mais em torno de delegar, avaliar e decidir, enquanto o coordenador é regido pelo planejamento e execução dos planos.

Assim, o coordenador é responsável pelo direcionamento e acompanhamento do trabalho pedagógico realizado na escola e atua para ajudar os professores a encontrar as melhores formas de otimizar a aprendizagem dos alunos.

Diretores resolvem, decidem e comandam em um nível macro, buscando pessoas que consigam criar estratégias e implementar suas visões. Gestores acatam a visão e a implementam, gerenciando recursos, coordenando atividades, controlando custos e prazos e liderando equipes para implementarem a visão maior.

a) ter Licenciatura Plena em Pedagogia ou Pós-Graduação (mestrado ou doutorado) na área de Educação; b) ter, no mínimo, 5 (cinco) anos de efetivo exercício no Magistério; c) pertencer, de preferência, a unidade escolar.