Qual a heterocromia mais rara?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

A heterocromia completa é a forma rara do fenômeno e faz com que a pessoa apresente uma coloração completamente diferente entre os olhos.

Setorial ou parcial
Esse tipo de heterocromia é mais comum em um dos olhos, e ocorre quando a íris apresenta duas cores distintas, com uma dominante e o toque de uma segunda cor.

Hetero… cromia. Isso mesmo! Sabemos que não é um nome fácil de pronunciar, no entanto, a heterocromia é uma anomalia genética rara, que afeta quase 1% da população mundial.

Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta.

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado "liprocomo". Essa é uma cor é extremamente rara, ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil. Essa coloração realmente é notável, se você tem essa cor de olho agradeça aos deuses pela sua sorte.

Verde. Os olhos verdes são conhecidos por serem extremamente raros e únicos.

Violeta pode ter sido a pigmentação típica dela", disse o oftalmologista Norman Saffra. "É possível ter olhos desta cor, tudo depende da quantidade de melanina". Ele explica que a cor dos olhos também pode mudar dependendo da absorção de luz.

“É a chamada heterocromia adquirida. Nessas condições, é mais comum estar associado a problemas mais sérios, como inflamação da íris (iridociclite), síndrome da dispersão pigmentar, melanoma e outros tumores”, explica.

“Normalmente a heterocromia não afeta a visão. Eles costumam enxergar normalmente, mas em alguns casos específicos a alteração na cor dos olhos dos animais pode estar relacionada a algumas doenças preocupantes e pode ter alteração da visão, entre outros problemas”, explica.

Nesta imagem, vemos 4 tipos diferentes de heterocromia:

  • Setorial Segmentada.
  • Setorial Central.
  • Completa.
  • Completa Setorial.

Ter olho verde é extremamente difícil, uma vez que representa apenas 2 % de toda a população global. Em termos de raridade, a cor verde só perde para o cinza, vermelho ou violeta, e para a heterocromia, quando cada olho é de uma cor.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes. Essa realidade se deve ao fato de grande parte da população de algumas localidades possuir olhos verdes, como na Irlanda e Escócia, por exemplo.

Vermelho ou Rosa
Sem dúvida, uma das cores de olhos mais raras que existem. Normalmente, é mais fácil ver pessoas albinas com essa tonalidade de íris, já que ela ocorre devido à falta de pigmentação.

Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado "liprocomo". Essa é uma cor é extremamente rara, ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil. Essa coloração realmente é notável, se você tem essa cor de olho agradeça aos deuses pela sua sorte.