Qual a hérnia de disco mais perigosa?

Perguntado por: efreitas9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A hérnia de disco extrusa é uma das manifestações de desgaste mais grave de coluna, que afeta o disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras. Quando não tratado a tempo pode provocar dores persistentes, aguda e incapacidade dos movimentos.

Sim, uma hérnia de disco pode levar a uma paralisia. Isso pode acontecer em casos em que a hérnia cause uma severa compressão medular ou de um nervo por um tempo prolongado. Esses casos merecem cirurgia.

Se não tratado de forma adequada, a hérnia de disco pode trazer algumas complicações sérias à saúde do paciente, como: Dor nas costas a longo prazo e piora progressiva dos sintomas (dor crônica) Perda de movimento ou de sensibilidade nas pernas e nos pés. Perda de funcionalidade de intestinos e bexiga.

Ficar muito tempo em pé pode ser ruim para sua coluna, mas ficar sentado por muito tempo também pode. A chave é misturar períodos sentado e em pé ao longo do dia e se movimentar o máximo possível.

Realmente ficar sentada o dia inteiro não é nada recomendável para quem tem hérnia de disco sintomática. O ideal é que faça alongamentos a cada 40' e intervalos com caminhadas curtas (exemplo...

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

Isso significa que, qualquer adulto que sofra de hérnia de disco, seja habilitado para dirigir ou não, tem direito à isenção. Pessoas não habilitadas podem ter um carro zero registrado em seu nome com o direito garantido. Neste caso, o benefício é estendido a seus familiares.

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

A hérnia de disco extrusa é uma das manifestações de desgaste mais grave de coluna, que afeta o disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras. Quando não tratado a tempo pode provocar dores persistentes, aguda e incapacidade dos movimentos.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

A cirurgia de hérnia de disco pode ser realizada tanto pelo plano de saúde quanto pelo SUS – Sistema Único de Saúde. No entanto, casos mais urgentes podem custar entre R$4.000,00 a R$10.000,00.

Causas de hérnia de disco
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.

Hérnias de disco podem ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequentes em adultos jovens, entre 20 e 40 anos. Hérnias de disco podem provocar dores na coluna ou sintomas de compressão de raiz nervosa. O principal exame de imagem para diagnóstico de hérnia de disco é ressonância magnética.

Quem tem hérnia de disco PODE pegar peso, fazer academia e outras atividades físicas desde que esse exercício não lhe cause dor. O esforço deve ser evitado quando está em uma crise aguda de dor ou quando o movimento te causa desconforto.

Você pode optar pelo repouso, mas não será uma forma de tratamento eficaz como as outras. A melhor maneira de tratar hérnia de disco é com movimento. Ficar parado só vai atrasar sua recuperação. Procure sempre uma avaliação médica, para que você tenha o tratamento indicado de acordo com o seu caso.