Qual a gravidade do carcinoma invasivo?

Perguntado por: omello . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Na versão mais grave da doença, chamada de câncer invasivo, a doença pode disseminar-se e invadir outros órgãos, além da região inicialmente afetada. Devido à gravidade do câncer é essencial que o diagnóstico seja precoce, aumentando consideravelmente as chances de cura por meio do tratamento.

Os tipos de carcinomas invasivos
Uma das características do combate ao câncer é que quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Se o problema for percebido de imediato, o índice de cura sobe a 90%. Porém, quando detectado em estado avançado, esse número não ultrapassa os 40%.

O carcinoma invasivo de mama de subtipo Her-2 é um subtipo de câncer de mama que apresenta uma proteína chamada Her-2 na superfície de suas células. Isto ajuda a avaliar a agressividade da doença e o tipo de tratamento necessário. O tratamento geralmente inclui a terapia anti-Her-2 e quimioterapia.

O mais frequente entre os do tipo primário são os tumores do hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular. Muito agressivos, respondem por 80% dos casos.

Câncer de mama inflamatório
Esse é um carcinoma ductal invasivo com características atípicas. Embora seja raro entre os pacientes, os seus sintomas tornam a mama distendida, com vermelhidão e inchaço na região. Isso ocorre por conta da obstrução dos vasos linfáticos, causada pelas células cancerígenas.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Já o câncer invasivo é caracterizado quando a doença já ultrapassou a membrana basal e dessa forma tornou-se invasivo ou infiltrativo. Nesse estágio, o câncer pode causar metástase a distância, atingindo outros órgãos que não os inicialmente afetados.

O câncer de mama triplo negativo difere de outros tipos de câncer de mama invasivo, pois cresce e se dissemina mais rapidamente, tem opções limitadas de tratamento e um pior prognóstico. O câncer de mama triplo negativo pode apresentar os mesmos sinais e sintomas que outros tipos de câncer de mama.

Estágio 3. No estágio 3 a situação é mais grave, uma vez que o tumor se encontra em um tamanho maior. Além disso, o diagnóstico significa que o câncer se espalhou para os nódulos linfáticos ou também para outros tecidos da mama. Por isso, esse estágio é chamado de “câncer de mama localmente avançado”.

Os estágios do câncer de mama são cinco, indo do zero ao quatro, e sendo IV o nível mais grave da doença. Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo.

Em geral, o câncer de mama pode ser dividido em 5 principais estágios, de 0 a 4, sendo o zero o mais inicial e menos perigoso, e os estágios 3 e 4 os mais graves, conhecidos como câncer de mama localmente avançado e câncer de mama metastático, respectivamente.

Estágio 3: A partir desse estágio, os tumores medem mais de 5 cm e já se espalharam por vários linfonodos das imediações. Também pode ter atingido músculos e a pele. Assim como no estágio anterior, é recomendado cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

O câncer de mama é o 2º câncer mais comum nas mulheres, só perde para os cânceres de pele não melanoma. A Oncocentro Curitiba verificou que o número de casos cresce entre 5 a 10 % ao ano. Mas quando diagnosticado precocemente a chance de cura é de 95%, já quando descoberto mais tarde essa taxa cai para 50%.

No caso in situ, as células cancerígenas não se espalharam para outro lugar fora do ducto mamário. Já no caso de carcinoma invasivo, o câncer já está invadindo, ou seja, ele pode entrar dentro dos vasos que circulam circunjacentes à lesão, ganhando capacidade para se disseminar para outras partes do corpo.

Sim. Todos os tipos de câncer de pele, incluindo o carcinoma de Merkel e o melanoma, podem ter grandes chances de cura se diagnosticados em sua fase inicial. No caso do carcinoma basocelular, a doença raramente se espalha pelo corpo.

Em geral, há três graus de agressividade: 1 (bem diferenciado), 2 (moderadamente diferenciado) e 3 (pouco diferenciado). Quanto maior o grau, mais rápido é o crescimento desse tumor e mais perigo pode oferecer ao paciente se não for iniciado o tratamento.

Se você tem uma lesão suspeita para um carcinoma escamocelular da face, ela deve ser tratada o quanto antes. Seu perigo maior é que ele cresça a ponto de destruir estruturas importante do rosto, ou que se espalhe pelo pescoço e torne o controle da doença mais difícil.

Estas lesões têm origem no interior de lóbulos ou ductos mamários, responsáveis, respectivamente, pela produção e transporte do leite materno durante o período lactacional.

Carcinoma e melanoma são os dois tipos mais comuns de câncer de pele. Os carcinomas são divididos em dois: carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular. Já o melanoma é um outro tipo de câncer de pele mais agressivo, porém, menos frequente.