Qual a gravidade da faringite?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Apesar de se tratar de uma das patologias que mais geram visitas ao médico, geralmente, a faringite não apresenta gravidade. Uma faringite é uma inflamação da faringe (ou garganta), provocada por uma infeção das vias aéreas superiores.

(Faringite; Amigdalite; Amigdalofaringite)
Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas. O diagnóstico é baseado em um exame da garganta. Se não for tratada, a amigdalofaringite causada por bactérias pode se transformar num abscesso.

A faringite costuma desaparecer depois de cinco a sete dias, sendo que podem ser usados alguns medicamentos, como pastilhas para a garganta, para aliviar os sintomas. Também é recomendado repousar e descansar a voz, além de aumentar a ingestão de líquidos e manter-se hidratado.

Os exames laboratoriais disponíveis incluem cultura da garganta e teste de detecção rápida de antígeno. A cultura de garganta é considerada o diagnóstico padrão, embora a sensibilidade e especificidade da testagem de detecção rápida de antígeno tenham melhorado significativamente.

Opções de antibióticos para o tratamento da faringite por EGA incluem penicilina (e outros agentes relacionados, incluindo ampicilina e amoxicilina), cefalosporinas, macrólidos e clindamicina.

Nas faringites bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos como penicilina, eritromicina e amoxicilina. Os medicamentos são administrados por via oral ou injeção. Os sintomas geralmente melhoram 48 horas depois do início do tratamento ou antes quando o medicamento é injetável.

Diagnóstico e tratamento:
O tratamento desta pode eliminar a faringite. Podem ser feitos exames para checar se há bactérias na garganta. Se houver, o tratamento inclui uso de antibiótico. Com o tratamento correto, os sintomas podem desaparecer depois de 1 semana.

Ele é considerado um câncer de desenvolvimento silencioso, que raramente apresenta sintomas e, por isso, tende a ser diagnosticado em estádios mais avançados. Nas fases iniciais, o câncer de faringe pode apresentar pouco ou nenhum sintoma.

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

A Causa da Faringite estreptocócica está relacionada a uma bactéria conhecida como Streptococcus pyogenes ou estreptococo do grupo A. Este tipo de bactéria é extremamente contagiosa e pode se espalhar facilmente de um lugar para outro.

Como é a tosse da faringite? Na maioria dos casos, a tosse da faringite é seca e surge por conta da inflamação na garganta, que fica seca e vulnerável a agentes irritantes. Porém, pode ser que o muco fique mais opaco e esbranquiçado, transformando-a em tosse produtiva.

Benatux é indicado como auxiliar no tratamento de sintomas, tais como tosse, irritação da garganta e faringite, provocados por complicações das vias aéreas superiores.

Diagnóstico da faringite
No exame físico, o médico deve verificar possíveis linfonodos no pescoço. A condição indica que a infecção é de origem bacteriana. Quando não for possível determinar a origem viral ou bacteriana da faringite apenas pela anamnese, o médico pode solicitar exames.

A faringite viral, a mais comum, costuma surgir após infecções causadas por vírus, como o resfriado e a gripe. Já a faringite bacteriana na maioria das vezes é causada pela bactéria Estreptococos pyogenes, ou estreptococo do grupo A. Em ambos os casos, alguns fatores de risco podem aumentar as chance de infecção.

Existem dois tipos; a faringite viral e a bacteriana, ambas adquiridas pelas vias aéreas, porém, de acordo com o Ministério da Saúde cerca de 90% das infecções de garganta são causadas por um vírus, sendo assim, a faringite viral é o tipo mais comum.

O que é faringite? A faringite consiste na inflamação da faringe, causada por infeções, alergias, entre outras.