Qual a gramatura mais fina?

Perguntado por: umarinho7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

São as gramaturas mais finas de papéis, utilizadas amplamente por indústrias e fábricas. Os papéis de 35g a 55g são utilizados, normalmente, em jornais e bobinas de máquina de cartão. Já as gramaturas até 63g se encaixam em produtos como embalagens e etiquetas adesivas.

90g: Gramatura mais recomendada para papel timbrado, teses, propostas comerciais, contratos, e outras situações onde há uma maior preocupação com a apresentação. 115g: Utilizado para panfletos e flyers mais simples, com impressão frente e verso, porém sem dobrar.

Papel Sulfurize x Papel Vegetal
Muitos confundem estes dois tipos de papel, contudo, o Papel Sulfurize é um pouco mais fino. Possui excelente nível de transparência, bem como pode ser comprado em folhas avulsas, blocos ou rolo.

120g/m² – Essa opção é ideal para impressão de sketchbook, livros coloridos, catálogos de produtos. 150g/m² – Normalmente é escolhida para impressão de flyers, folders e capas de revista que buscam maior qualidade e resistência. 180g/m² – Esse padrão é adotado na impressão cartazes, anúncios.

Gramatura ou gramagem de papel é uma medida de peso que representa a densidade do papel em gramas por metro quadrado (g/m²). Normalmente, os papéis mais pesados são mais grossos, enquanto os papéis mais leves são mais finos, mas pode haver exceções.

A gramatura do papel corresponde a massa (celulose+cargas+aditivos) que é determinada em uma área expressa em m² (peso em gramas por metro quadrado. Ex: 90 gramas por metro quadrado, 90gr/m²). Já a espessura corresponde a distância entre as duas faces do papel. Esta característica é expressa na unidade µm (Micras).

O papel couché possui diversas opções de gramatura: 90 g/m²; 115 g/m²; 150 g/m²; 170 g/m²; 230 g/m²; 250 g/m²; 300 g/m² e saber como escolher a gramatura de papel ideal para o seu impresso é fundamental para ter sucesso com seu material.

Tipos de papel fotográficos
Já as gramaturas você vai encontrar desde 90g/m², 108g/m², 115g/m², 130g/m² até 260g. Lembrando que quanto maior é a gramatura mais rígido é o papel.

São duas fórmulas básicas para calcular a gramatura do filme, uma normal e outra linear:

  1. Gramatura (m linear) = [espessura (mm) x larg. ( cm) x densidade (g/cm3)] / 100.
  2. Gramatura (m2) = [espessura (mm) x densidade (g/cm3)]
  3. Gramatura linear = (40*80*0,925)/100 = 29,6 g/m linear.
  4. Gramatura (m2) = 40 * 0,925 = 37 g/m2.

É importante destacar que gramatura é diferente de espessura. Gramatura corresponde à massa do papel (celulose+cargas+aditivos). Já espessura se refere à distância entre as duas faces da extensão do papel, geralmente medida em µm (micrômetros).

150g

No caso da cartolina escolar, geralmente, encontra-se com 150g/m² ou 180g/m². O pacote de cartolina Spiral, por exemplo, é composto por 10 folhas de cores mistas (amarela, azul, branca, rosa e verde) com gramatura de 150g/m².

Também conhecida como gramagem, ela funciona como uma medida da grossura e densidade, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Ela pode ser usada para aferir diversos tipos de objetos, e não só toalhas, edredons e artigos que possuem como matéria prima o algodão.

Em contrapartida, o papel sulfite A4 90g é mais grosso e resistente; logo, indica-se para documentos que exigem apresentação mais refinada.

Destinado para impressões em geral como: cadernos, agendas, blocos, folhetos, calendários, postêres, tablóides, relatórios anuais, malas diretas, formulários contínuos e envelopes. Base para papel autocopiativo e revestidos do tipo couché e outros do gênero.

13. Papel Speed. O papel speed é feito de um material híbrido que pode ser impresso como papel e é durável como plástico. Além disso, esse tipo de papel possui uma grande variedade de possibilidades de produtos flexíveis e versáteis.

O celofane é um polímero natural derivado da celulose. Tem o aspecto de uma película fina, transparente, flexível e resistente a esforços de tensão, porém muito fácil de ser cortado. Outra das suas qualidades é ser biodegradável. Não resiste bem à humidade, uma vez que tende a absorvê-la.

Papel cartão
Esse papel só possui somente gramaturas altas, sendo mais duro que a cartolina. Pode ser encontrado em várias cores, porém apenas um dos lados é colorido. Utilizado para fazer, molduras, embalagens em geral e caixas.

Para fazer as caixas, usamos um papel de gramatura mais alta. O mais usado é papel paraná ou o cinza. Se quiser fazer uma caixa grande, por exemplo, o ideal é que usar um papel de uma gramatura maior que 30. O material é muito barato e você pode encontrá-lo em papelarias.

maior a gramatura, mais grosso e mais macio pode ser. o tecido. Mas cuidado: Uma gramatura maior deixa o tecido. menos flexível e mais quente, portanto é necessário.

Gramatura 80g: Esta gramatura já é mais encorpada, geralmente não possui tanta transparência podendo suportar até 18kg. 23kg a de 120g.