Qual a grafia correta da palavra chopp?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Chope

Chope ou Chopp: qual é o certo? Pasmem: a grafia correta é chope. A palavra chopp – embora amplamente utilizada nos cardápios, campanhas publicitárias e fazer parte do nome de cervejas comerciais de grande vendagem – não é registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras.

A palavra chope vem de schoppe, que em alemão que significa copo de meio litro, uma unidade de medida usada nos bares da época. O termo chope passou a ser usado no Brasil para designar a cerveja armazenada em barris e servida por meio de torneiras.

O dicionário Michaelis, assim como o vocabulário da Academia Brasileira de Letras, já consideram o termo como aportuguesado, o que significa que se submete às regras normais da língua – portanto, um chope, dois chopes.

Há quem diga que o chopp tem um teor alcoólico mais baixo que a cerveja, mas não acredite nisso: os dois têm a mesma quantidade de álcool, pois a única diferença em sua fabricação é a pasteurização — que não altera os valores alcoólicos.

O chopp é muito mais cremoso e refrescante! Isso acontece pelo que já falamos antes, sobre não contar com conservantes, e também, pela adição de CO2 extra nos barris, para existir a pressão e dar a sensação de refrescância e cremosidade.

chopezinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A verdade é que no mundo todo é utilizada a mesma palavra para designar a cerveja, independentemente da sua forma de acondicionamento (lata, garrafa, barril). No Brasil, a cerveja armazenada sob pressão (barril) é conhecida como Chopp.

Assim como é importante tomar cuidado com o transporte da bebida, o armazenamento demanda atenção para que durante o consumo os convidados possam sentir todo o sabor da bebida. Dessa forma, guarde sempre o chopp em um ambiente fechado, com temperatura controlada e longe da luz solar.

República Tcheca

A origem do Chopp que tomamos hoje
No entanto, o grande marco na origem do chopp como é conhecido hoje está no ano de 1939, quando a técnica de baixa fermentação foi descoberta pelos cervejeiros da cidade de Pilsen, na República Tcheca.

Por exemplo, se você pedir um chopp no Porto, terá que dizer “um fino”. Se estiver em Lisboa, o mesmo chope chama-se “imperial”.

Um dos registros mais antigos do chopp foi na região da mesopotâmia, nome grego que significa "entre rios" - uma região de interesse histórico e geográfico mundial. Depois disso, Assírios, Gregos, Babilônios, Romanos, Egípcios e Chineses escreveram seu nome na história da fabricação do chopp.

Chopp Heineken Barril 30 Litros Marcante e refrescante.

Normalmente, uma versão de qualidade tem cheiro de álcool, ésteres, lúpulo e malte. Se o odor fugir muito disso e for desagradável, a bebida pode ter qualidade baixa.

cuòis

Plural: álcoois |cuòis| ou alcoóis |cuóis|.

PILSEN

PILSEN. Esse é o chopp mais tradicional e o que geralmente todo mundo bebe. Além de ser o carro-chefe das cartas de cervejas dos bares, esse também é o tipo mais vendido do mundo.

A expressão “chopp” ou “chope” é permitida apenas para a cerveja que não seja submetida a processo de pasteurização, tampouco a outros tratamentos térmicos similares ou equivalentes. Ou seja, quando o líquido formado de água, malte e lúpulo passa pelo processo de pasteurização, ele é chamado cerveja.

6-Do que é feito o chopp? Os ingredientes são água tratada, malte (que é feito da cevada), cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo (uma planta parecida com a cevada).