Qual a gíria do Nordeste?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Folote – Frouxo; folgado; Fubento – Desbotado; gasto; muito usado; Fazer o balão – Dar a volta com o carro em um girador; arrodear; Filar – Colar no colégio; olhar a resposta da prova dos outros.

Tolo. ABILOLADO – Doido. ABIROBADO – Maluco. ABISCOITADO – Maluco, desorientado.

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

Cabrita = Menina ou menina-moça. Caixa-dos-peito = Caixa toráxica. Cangalha = Pessoa com as pernas arqueadas. Carão = Repreensão; bronca.

Muito parecido com o dialeto interiorano, porém sofre influências dos dialetos de outras regiões do Brasil, e até mesmo de outras variantes dialetais nordestinas. É conhecido pela maneira de falar "mais rápida" que a do interior, além de expressões não existentes no dialeto interiorano.

Uma expressão muito falada em toda região nordestina e, inclusive na Paraíba, é “massa”, que é quando se quer dizer que algo é bom, que está tudo bem.

No nordeste, principalmente em Pernambuco, é usual o termo visse, corruptela de viste (verbo ver conjugado no pretérito perfeito do indicativo). É usado também como uma interjeição de reforço, sinônima de: viu. Exemplos: Tu visse a novela ontem?

A expressão é bastante conhecida no Nordeste, derivado da mania dos nossos colonos portugueses falarem “Ó, gente!” diante de uma surpresa. Só que, com o sotaque do português nordestino, saía “Ó xente!”. Assim como o “virgem Maria” virou “vish Maria!” e “Ave Maria” virou “armaria”.

COISAS PARA NÃO DIZER A UM NORDESTINO

  • “ Nem parece nordestino(a)…” ...
  • “ Baianada” ou “coisa de baiano” ...
  • “Que sotaque engraçado/forte/estranho!” O sotaque nordestino não é engraçado. ...
  • “Você é diferente!” Na mesma lógica da frase número 1: não me elogie ofendendo de onde venho. ...
  • “ Lá em cima/Tudo é Norte!/Tudo igual”

Significado de xêro: Variação nordestina para "cheiro". Ato carinhoso de cheirar alguém.

O xenofobismo contra os nordestinos nos últimos tempos tem tomado conta da mídia de uma forma tão relevante e criminosa que, hoje os xenofóbicos não fazem a menor questão de esconder seus preconceitos. A xenofobia é um medo incontrolável do desconhecido.

Arretado. Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

“Vou chegando”: expressão utilizada para se despedir, significando “vou embora”; “Abestalhado” ou “abestado”: palavras utilizadas para chamar alguém de tonto, de trouxa ou de bobo; “Arre égua” ou “arriégua”: equivalente ao “uai” dos mineiros.

1. Picilone. Sinônimo de breguete. Onde você colocou aquele picilone?

O sotaque do Rio Grande do Sul traz o R e o L bem acentuados. O jeito de falar é uma mistura do português com o espanhol — no século 17, a região recebeu padres jesuítas vindos da Espanha.