Qual a geração mais ansiosa?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Geração Z

Geração Z está mais estressada e deprimida no trabalho, aponta pesquisa. Bloomberg Línea — A Geração Z no Brasil está mais ansiosa, estressada e deprimida do que as anteriores.

Conheça os #4 grandes desafios da geração Z e saiba como lidar com todos eles!

  • O desafio da produtividade. De acordo com a pesquisa, 54% dos trabalhadores da Geração Z relatam ser menos produtivos quando trabalham em casa. ...
  • O desafio do Tédio. ...
  • O desafio da saúde mental. ...
  • O desafio do desenvolvimento de habilidades.

Essa geração já nasceu num mundo bastante tecnológico e com uma qualidade de vida maior em virtude dos tempos prósperos, o que lhes conferiu autoconfiança e a busca pelo sucesso financeiro e independência pessoal. Tiveram maior tempo de estudo que a antecessora e, portanto, um maior desenvolvimento intelectual.

Com base em estudos americanos, menciona que a geração Z, formada por nascidos a partir de 1995, está mais propensa a ter depressão por ser menos resiliente e não saber lidar com frustrações.

A permanente comparação dos jovens com outros – tanto sua vida como seus corpos – aumenta problemas relacionados ao ânimo e à ansiedade”, afirmou a psiquiatra infanto-juvenil chilena Ana Marina Briceño, em entrevista à BBC News.

Bloomberg Línea — A Geração Z no Brasil está mais ansiosa, estressada e deprimida do que as anteriores. Uma em cada quatro pessoas empregadas no país (27,7% do total) com idade até 25 anos se diz com ansiedade; a mesma proporção (27,5%), com depressão; e uma em cada três (36,5%), com estresse.

Assim, das 2.598 pesquisas realizadas, esse foi o resultado: da geração mais feliz para a menos feliz, estão a Geração Silenciosa (com idade 77 anos ou mais), Boomers (58 a 76), Geração X (42 a 57), Millennials (26 a 41) e Geração Z (18-25).

De modo geral esses jovens possuem raciocínio rápido, são multitarefas e criativos. Tendem a agir com maior independência e individualismo. Tem forte tendência ao empreendedorismo e podem apresentar dificuldades para adaptar-se a regras e padrões engessados e hierarquização muito verticalizada.

"Enquanto outras gerações podem beber álcool para desestressar, a geração Z está se tornando a mais sóbria. Está priorizando a saúde e o bem-estar nas bebidas, procurando por ingredientes e marcas 'limpas'."

Define a geração que cresceu ou nasceu durante os anos 2010, coincidentemente com a ascensão da marca famosa de creme de avelã. 3. Utilizado pelas gerações 80/90 para se sentirem superiores aos mais novos, que cresceram entre o auge da tecnologia e etc..

Forte curiosidade e busca de independência
Aliada a isso, a curiosidade aparece como outra característica marcante nessa geração. Os nativos da geração alpha se destacam por explorar sozinhos os dispositivos, aprendendo a usá-los com rapidez.

A geração Z quer fazer parte de alguma coisa e se comunicar de maneira muito mais direta com seus interesses”, explica Ricardo. Todas essas estratégias de comunicação devem ser pensadas para o mundo virtual, utilizando os canais digitais disponíveis que mais atraem esse grupo de características tão únicas.

Pragmáticos. Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

A Geração Z tem se mostrado ativa também em outros setores, e liderado a expectativa de aumento do consumo em áreas como varejo, saúde e investimentos. Neste primeiro trimestre de 2023, 37% da Geração Z espera gastar mais em compras no varejo físico e/ou online, em comparação com 26% de todas as outras gerações.

Hoje, pela primeira vez na história, temos cinco gerações convivendo entre si no ambiente de trabalho: Geração Tradicional (também chamada de Silenciosa, abrange as pessoas acima de 65 anos), Baby Boomers (50 a 64 anos), Geração X (35 a 49 anos), Geração Y (21 a 34 anos, também conhecidos como Millennials) e Geração Z ...

4. Geração W. São pessoas que nasceram entre 1991 à 2000. Essa geração é uma subdivisão da Geração Y que quando foi criada, possuíam ainda jovens sem idade para o trabalho.

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

Proteção excessiva. Alguns especialistas acreditam que os jovens da geração Y cresceram excessivamente protegidos pela família, impedindo-os de enfrentar frustrações. Eles chegam ao mercado com uma formação acadêmica sólida, mas têm grandes dificuldades para lidar com problemas de diferentes naturezas.

Com idades entre 8 e 23 anos, a geração Z ou pós-millenial assumirá o protagonismo dentro de algumas décadas.

E não são exclusivas dos ricos: incidem mais frequentemente entre os pobres. Uma revisão recente publicada por economistas americanos reporta que 3% a 4% da população mundial sofre de cada uma dessas condições, e que as taxas de depressão, ansiedade e suicídio correlacionam negativamente com a renda.