Qual a geometria molecular do bh3?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A molécula de BH3 é uma molécula que apresenta geometria triangular plana em que o boro estabelece três ligações equivalentes com os átomos de hidrogénio.

Para realizar a determinação da geometria molecular, é preciso escrever a fórmula da molécula, descobrir qual é o átomo central e ver quantas nuvens eletrônicas existem.

O momento dipolar resultante é igual a zero e, por isso, tanto a ligação quanto a molécula são apolares. 2) Geometria da molécula, ou seja, a disposição espacial dos vetores. A molécula do BF3 apresenta três ligações polares, em que o flúor é o mais eletronegativo, tendo, portanto, os vetores direcionados para ele.

Portanto, como na molécula de água há a presença de três átomos e quatro nuvens eletrônicas (duas ligações simples e dois pares de elétrons não ligantes) no átomo central, a geometria é angular.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

- Geometria Linear: com ângulos de 180°, esse tipo acontece em moléculas que possuem dois átomos (moléculas biatômicas). Exemplos: XeF2 (Difluoreto de xenônio), BeF2 (Fluoreto de berílio), HCl (Ácido clorídrico), CO2 (Gás carbônico), BeH2 (Hidreto de berílio), C2H2 (Acetileno).

São exemplos de geometria molecular: geometria trigonal, linear, octaédrica, plana, angular, tetraédrica ou bipiramidal.

Trifluoreto de boro é o composto químico de fórmula BF3. Este gás tóxico incolor e de odor pungente forma névoas brancas em ar úmido. É um útil ácido de Lewis e um "bloco de construção" versátil para outros compostos de boro.

A molécula de dióxido de nitrogênio apresenta geometria angular, com comprimentos de ligação N-O de 119,7 pm e ângulo de ligação O-N-O de 134,0°.

A Geometria, área de estudo da Matemática, é dividida em: Geometria Plana, Espacial e Analítica. Geometria é uma palavra de origem grega que significa: “geo”, terra, e “metria”, que vem da palavra “métron” e significa medir.

Por exemplo, em uma molécula que possui apenas duas nuvens eletrônicas ao redor do átomo central, a maior distância possível entre elas é um ângulo de 180º e, consequentemente, a geometria da molécula será linear.

A geometria molecular é a figura geométrica que demonstra como uma molécula está disposta no espaço pela posição dos núcleos dos átomos em relação uns aos outros.

A geometria molecular do H2O (água) também é angular. Nela, o átomo central é o Oxigênio, que tem dois pares isolados. As 4 nuvens eletrônicas são: duas ligações químicas e dois pares isolados. Por isso, elas se afastam o máximo possível, e a estrutura fica angular.

Geometria molecular é o formato adotado por uma molécula constituída por ligação covalente no plano espacial. Essa forma baseia-se na maneira como os átomos que compõem a molécula, que deve apresentar mais de dois átomos, estão dispostos em torno do átomo central.

1) NH3 é polar, devido à diferença de eletronegatividade entre N e H e sua geometria pirâmide trigonal, no entanto BF3 e CH4 são apolares, no caso do CH4, existe pouca diferença de eletronegatividade entre C e H, e no caso do BF3, embora a ligação B-F seja altamente polarizada, devido ao arranjo simétrico em torno do ...