Qual a geometria molecular CCl4?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Cada face é um triângulo equilátero Geometria da molécula CCl4. cada ligação C-Cl na molécula aponta em direção ao vértice de um tetraedro Uma representação da molécula de CCl4. Essa representação é chamada modelo de preenchimento de espaço.

Uma das formas mais simples de se determinar a geometria de uma molécula é com base na teoria de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (RPECV). Segundo essa teoria, os pares de elétrons do átomo central funcionam como nuvens eletrônicas que se repelem mutuamente.

(iii) Arranjo espacial ou geometria dos átomos na molécula CH4: tetraédrica, visto que os 4 pares de elétrons ao redor do C, são pares ligados ou compartilhados, sendo o arranjo espacial mencionado o que possibilitará o maior distanciamento entre esses pares eletrônicos, minimizando as repulsões entre os mesmos.

O CCl4 é apolar, pois, por possuir geometria tetraédrica e todos os átomos ligados ao átomo central (carbono) serem iguais, não há momento de dipolo resultante na molécula, ou seja, o momento dipolar é igual a zero.

É uma molécula apolar, devido ao fato do vetor resultante/momento dipolar resultante ser equivalente a zero. O elemento central é o carbono e os ligantes são todos iguais. Uma vez que o cloro é mais eletronegativo que o oxigênio, os elétrons serão mais fortemente atraídos por ele.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

CCl4: Carbono = 4 elétrons na camada de valência (grupo 14), átomo central. Cloro = 7 elétrons na camada de valência (grupo 17). O nosso átomo central não têm pares de elétrons livres, e nossa molécula tem ao todo 5 átomos, 1 carbono e 4 cloros.

A Geometria, área de estudo da Matemática, é dividida em: Geometria Plana, Espacial e Analítica.

O átomo central determina a geometria da molécula, e para identificar qual elemento será considerado o átomo central, devem-se observar 2 enunciados:

  1. Realiza o maior número de ligações dentro de uma molécula.
  2. Se encontra em menor quantidade atômica.

A geometria molecular tetraédrica é aquela na qual a molécula apresenta quatro ligantes iguais ou diferentes associados ao átomo central.
...
Geometria tetraédrica

  1. Moléculas pentatômicas (cinco átomos);
  2. Ausência de nuvens eletrônicas no átomo central;
  3. Moléculas compostas ou ânions compostos.

Representação tridimensional de uma molécula de nitrogênio. É o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condições ambientes (25 °C e 1 atm) é encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular biatômica (N2), formando cerca de 78% do volume do ar atmosférico.

A geometria molecular é a forma com que os átomos estão espacialmente dispostos na molécula. As substâncias ao nosso redor possuem propriedades e utilizações totalmente diversificadas.

Por que o clorometano, CH3CL, que tem apenas uma ligação polar C-Cl, é uma molécula polar , mas o tetracloreto de carbono, CCl4, que tem quatro ligações polares C-Cl, é polar.