Qual a função orgânica da acetona?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 28 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

Acetonas pertencem à classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas caracterizadas por apresentar a carbonila em carbono secundário). Recebem também a denominação de propanonas ou dimetil-cetonas, e possuem fórmula geral C3H6O.

C3H6O

A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional.

A Química Orgânica estuda a composição e as propriedades dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico. São as substâncias orgânicas que apresentam apenas os elementos carbono e hidrogênio em sua composição, como: Alcanos.

Funções orgânicas: nomenclatura
Conheça as regras de nomenclatura definidas pela IUPAC: hidrocarbonetos: formado por prefixo (de acordo com o número de carbonos), infixo (indicando o tipo de ligação) e sufixo (simplesmente “o”) — metano, butano, propeno; álcoois: radical + terminação “ol” (metanol, butanol etc.);

A propanona é mais conhecida como acetona e é muito utilizada como solvente de esmaltes, tintas e vernizes. Ouça o texto abaixo! A propanona é a cetona de maior uso comercial e é mais comumente conhecida como acetona, sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes.

Representação tridimensional da molécula de acetona (também conhecida como dimetilcetona, 2-propanona, propan-2-ona ou simplesmente propanona) com fórmula química CH3(CO)CH3, massa molar: 58,08 g/mol, é um composto orgânico sintético que também ocorre naturalmente no meio ambiente.

Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.

LÍQUIDO AQUOSO ; SEM COLORAÇÃO ; ODOR SUAVE AGRADÁVEL ; FLUTUA E MISTURA COM ÁGUA ; PRODUZ VAPORES IRRITANTES. EVITAR CONTATO COM O LÍQUIDO E O VAPOR. MANTER AS PESSOAS AFASTADAS.

A Acetona (Propanona) é um solvente para diversas aplicações, da família das Cetonas. É um líquido incolor, de odor pungente. A Acetona (Propanona) possui Ponto de Ebulição 56,2 ºC, Ponto de Fulgor -18 ºC, Ponto de Fusão -94,7ºC.

A ingestão de altos níveis de acetona pode produzir inconsciência e dano na mucosa da boca.

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.

Os álcoois são uma função orgânica caracterizada pela presença do grupamento hidroxila (–OH) ligado diretamente a um átomo de carbono saturado, ou seja, que estabelece apenas ligações simples com outros átomos de carbono.

Cetonas são compostos orgânicos que pertencem ao grupo de funções oxigenadas. Na sua composição consta carbono numa ligação dupla com oxigênio, o que recebe o nome de carbonila.

São as 12 principais funções orgânicas: Hidrocarboneto, Álcool, Fenol, Aldeído, Cetona, Ácido Carboxílico, Éster, Éter, Amina, Amida, Nitrocomposto e Haleto Orgânico!

As substâncias naturais orgânicas são aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), tais como carboidratos, lipídios e proteínas. As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono.

Compostos orgânicos são aqueles que possuem carbono (C) e ligações covalentes (com compartilhamento de elétrons), podendo se associar em estruturas mais complexas. Por exemplo, aminoácidos, que são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, podem se associar em macromoléculas chamadas de proteínas.

Funções oxigenadas são compostos orgânicos que possuem, além de carbono e hidrogênio, átomos de oxigênio. As funções oxigenadas são classificadas em: álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados diretos, como ésteres orgânicos e éteres.

Reage com vários materiais plásticos. Condição a evitar: Fontes de calor e de ignição. Produtos perigosos de decomposição: Combustão incompleta emitirá: vapor d'água, CO2, monóxido de carbono (CO), vapores do produto, peróxidos, particulados e fumaça tornando o ambiente asfixiante.

funcional carbonila

Aldeído é uma dos compostos da química orgânica que possuem o grupo funcional carbonila na extremidade da cadeia, além de apresentar em um carbono primário a carbonila (C=O).