Qual a função nervosa do hipotálamo?

Perguntado por: sfrutuoso7 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O hipotálamo coordenada a maior parte das funções endócrinas, exercendo ação direta sobre a hipófise e indireta sobre outras glândulas como adrenais, gônadas sexuais, tireoide e mamárias. Também age sobre a regulação da temperatura, apetite, sede, ciclo do sono e sistema nervoso autônomo.

Tronco encefálico e medula
Daí as informações são enviadas diretamente ao hipotálamo através das fibras solitário-hipotalâmicas. O hipotálamo então realiza o processamento dessas informações e elabora uma resposta efetora através da regulação do sistema nervoso autônomo (SNA).

O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Ou seja, algum estímulo chega ao hipotálamo e estimula a liberação de determinado hormônio liberador.

Sistema Nervoso Autônomo
São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilconlina.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

O tálamo é uma região de grande importância funcional e atua como estação de retransmissão para os principais sistemas sensitivos (exceto a via olfatória). Está ainda implicado no controle da motricidade (extrapiramidal), no comportamento emocional e no grau de ativação do córtex.

O hipotálamo coordena as respostas orgânicas que permitem a manutenção da temperatura corporal em intervalos estreitos, sendo o hipotálamo anterior responsável pelas respostas reflexas em situações de calor (aumento da taxa de transpiração e promoção da vasodilatação periférica, por exemplo) e o posterior pelas ...

Os neurônios preganglionares são o primeiro passo na inervação simpática. Eles transportam o sinal dos nervos espinhais para os gânglios simpáticos. Os gânglios são grupos de corpos de células nervosas que retransmitem o sinal dos nervos pré-ganglionares para os nervos pós-ganglionares.

As estruturas hipotalâmicas principais visíveis são o quiasma óptico e os corpos mamilares, situados mais posteriormente. A região entre essas 2 estruturas configura o túber cinéreo, com duas eminências laterais e uma eminência média.

A etiologia inclui doença hipotalâmica, doença do pedículo hipofisário ou anomalia funcional, como ocorre na associação com hiperprolactinemia, excesso de cortisol, anorexia nervosa, insuficiência adrenal secundária ou hipotiroidismo secundário.

Os hormônios também podem colaborar para reações emocionais, sendo que o hipotálamo, que faz parte do sistema límbico, está diretamente relacionado ao controle de secreção dos demais hormônios do nosso corpo.

Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas. Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina.

Em áreas do hipotálamo conhecidas como núcleo paraventricular e núcleo supraóptico estão agrupados os neurônios que produzem a ocitocina e vasopressina, neuro-hormônios armazenados e liberados pela neuro-hipófise.

No hipotálamo, a leptina ativa os neurônios POMC e, estes, por sua vez, liberam um neurotransmissor que ativa outros neurônios e induzem à saciedade. Há mais de duas décadas se sabe que o NHLH2 tem alguma conexão com o ganho de peso em animais e seres humanos.

cérebro

O cérebro é o centro de comando da rede. Todas as sensações e mensagens precisam ser levadas até ele para que possa enviar estímulos específicos para cada órgão do corpo humano.

A coordenação nervosa se realiza sempre a partir dos órgãos receptores de estímulos para o SNC, e deste para os órgãos efetores. Órgãos receptores: são órgãos sensoriais, como olhos e pele, que captam estímulos externos ao corpo.

O hipotálamo é uma região do encéfalo responsável, dentre outras funções, pela produção de hormônios. Esse órgão produz hormônios de liberação e inibição que regulam a adeno-hipófise, além daqueles liberados a partir da neuro-hipófise e que atuam em diferentes funções do corpo.

A neuro-hipófise é responsável por secretar dois hormônios que são produzidos pelo hipotálamo: o hormônio antidiurético e a ocitocina.

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.