Qual a função dos dindos?

Perguntado por: acustodio4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Seja ele no casamento, ou no batismo de criança, a função é a mesma: cuidar e ajudar! Portanto, quando uma pessoa é convidada para ser padrinho ou madrinha de um casal tem que ter em mente que deve ajudá-los e cuidar deles para que mantenham a harmonia e o amor. O padrinho será um guardião dos noivos.

Ajudar na formação religiosa do afilhado: Ajudar a criança a viver o amor a Deus, contribuindo com os pais no ensinamento das orações e no acompanhamento da participação ativa nos sacramentos da Igreja. Os padrinhos devem ter a consciência de que devem ser luz e fermento na vida cristã do afilhado.

A função dos padrinhos de casamento
Além de fazerem parte do Grande Dia do casal, os padrinhos e madrinhas de casamento são aquelas pessoas íntimas do casal que podem (e devem) ajudá-los em diversos momentos da vida. Eles também podem ajudar o casal em alguma parte dos preparativos para o casamento e da casa nova.

O padrinho ou a madrinha devem ser guias, mentores e professores. São pessoas a quem os pais confiariam o seu filho em caso de necessidade ou aflição. Eles assumem a tarefa de garantir que o iniciado seguirá seus estudos da doutrina cristã.

Quando falamos em “DINDO”e “DINDA” estamos especificando a pessoa que estará junto “com o pai” e “com a mãe” na criação, educação e desenvolvimento daquela criança. Não se escolhe para padrinho aquele que irá dar muitos presentes, que tem mais posses ou que proporcionará situações que os pais desaprovariam.

É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

O que é Dindos:
É um termo mais carinhoso e afetivo para referir-se aos padrinhos.

  1. Descubra 5 dicas sobre como escolher padrinhos de casamento! ...
  2. Faça uma lista com todas suas escolhas. ...
  3. Defina o número de padrinhos. ...
  4. Considere a proximidade com o casal. ...
  5. Afunile a escolha com alguns critérios. ...
  6. Reflita se sua escolha é baseada em obrigação e consideração.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

Deveres das madrinhas

  • Dar apoio, confiança e amor ao seu afilhado. Você é alguém próximo a ele, portanto deverá criar um vínculo direto e oferecer um espaço de confiança, no qual possa expressar seus pensamentos e sentimentos. ...
  • Esteja presente em sua vida ativamente.

Olha essas ideias bastante comuns:

  1. Móveis para ajudar na casa nova dos noivos. ...
  2. Eletrodomésticos e eletroportáteis. ...
  3. Jogo de panelas completo. ...
  4. Jogo de Cama, Mesa e Banho. ...
  5. Decorações para a casa. ...
  6. Sessão de fotos para o casamento. ...
  7. A viagem da lua de mel (ou uma cota do seu valor)

De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. Deve ensinar e incentivar para que a criança cresça seguindo os ensinamentos de Jesus, conforme a Igreja.

Ser padrinho é uma bênção
Ser convidado para padrinho ou madrinha deve ser considerado uma honra. Caso você tenha sido escolhido padrinho ou madrinha, não se sinta pressionado. Sinta-se abençoado. Fazer parte da história dos noivos é o melhor presente que você pode dar.

Do ponto de vista religioso, os padrinhos têm o papel de garantir que seu afilhado conduza a sua vida sob os fundamentos do cristianismo. É o compromisso que assumiram no momento do batismo. O seu papel na vida de uma criança é guiá-la pelo caminho da fé, como nos foi ensinado pelos nossos antepassados e pela Igreja.

Ter dezesseis anos ou mais
Seja por inexperiência ou por não seguir uma vida de fé cristã. Dessa forma, tenha em mente que o seu padrinho ou madrinha deve ter, pelo menos, 16 anos.

A Igreja permite dois homens e duas mulheres serem padrinhos de batismo? O Código de Direito Canônico diz com toda clareza: Cânon 872 – “Ao batizando, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança.

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe. Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê.

Continuar lendo Quantos Dindos pode ter?