Qual a função do tubérculo?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Os tubérculos são ricos em diversas vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo. Também são excelentes fontes de minerais. O consumo destes vegetais com regularidade também fornece energia, já que o amido (hidrato de carbono) é uma excelente fonte energética.

Tubérculos são os vegetais onde o caule é a parte desenvolvida, para acumular nutrientes. E esta parte desenvolvida que nos serve de alimento. Geralmente seu caule possui um formato arredondado e hipertrofiado, que acumulam amido.

Cará e inhame: são tubérculos que, além de serem uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e são ricos em fibras e minerais, como fósforo e potássio. Destacam-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B.

Tipos de legumes
Raízes: vegetais onde a parte comestível cresce debaixo da terra. Tubérculos: é uma espécie de raiz que armazena uma determinada quantidade de nutrientes energéticos.

- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.

Após os carboidratos, as proteínas são os nutrientes mais abundantes no tubérculo, com cerca de 2% de sua composição.

"O carboidrato é o principal componente desses alimentos, mas contém também outros nutrientes. Principalmente o inhame, que dos três é o mais rico e contém cálcio, fósforo, ferro e complexo B", explica a nutricionista Sônia Aragão. O inhame é também o que menos engorda. 100 gramas possui 97 calorias.

Beterraba: é um dos alimentos com alta quantidade de vitamina A, B, C e baixo valor calórico. Sua raiz e suas folhas também são recomendadas para consumo, pois possuem altas quantidades de ferro, cálcio e betacaroteno (precursor da vitamina A).

Tubérculos. Os tubérculos são um caule, geralmente arredondado, que algumas plantas desenvolvem debaixo do solo, e que funcionam como reserva de nutrientes. Apesar de a batata ser o tubérculo mais conhecido, outros exemplos dessa categoria são a mandioca, a batata doce e o inhame.

Em anatomia, tubérculo é um nódulo arredondado, uma eminência pequena ou uma elevação encontrada em ossos, na pele e dentros dos pulmões no caso do paciente apresentar tuberculose.

Couve flor ou brócolis cozidos: os famosos "arroz de couve-flor" e "arroz de brócolis". Amaranto: parecido com a quinoa, esse grão também nos fornece proteína, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Pode ser cozido como o arroz. Cevada em grãos: pode ser consumida cozida em saladas, assim como o amaranto e quinoa.

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

Já os legumes são os frutos (abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros), os caules (aipo, aspargo e palmito), os tubérculos (batata) e as raízes (beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete, entre outras).

O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce. Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado.