Qual a função do sumo sacerdote no Velho Testamento?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino. Dentre os sacrifícios pelos pecados, havia o sacrifício pelos pecados por ignorância dos sacerdotes.

Muitos homens da tribo de Levi eram chamados para serem sacerdotes nos templos de Israel, mas somente um homem, descendente de Aarão, era chamado para ser o sumo sacerdote (segundo o Sacerdócio Aarônico).

Caifás

Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17).

Os Sumo Sacerdotes são capazes de se resguardar de seus poderes para não gastarem muita energia vital da mente, além de dominar as escrituras sagradas com a proteção angelical. Ao atingirem os níveis 99 de base e 60 de classe, podem evoluir para Arcebispos.

Aarão

O primeiro sumo-sacerdote foi Aarão, que foi ungido por Moisés.

Para que uma pessoa pudesse assumir o cargo relacionado a comandar o templo, além claro da indicação do sumo sacerdote, precisava ser sabatinado pelo Sinédrio e também devia preencher os requisitos formais estabelecidos pela Lei Mosaica. A perfeição do corpo também era um requisito necessário e obrigatório.

Quando tudo estava preparado, os sacerdotes entravam regularmente no lugar santo para cumprir seus deveres sagrados. Mas apenas o sumo sacerdote, e só uma vez por ano, entrava no lugar santíssimo.

A Bíblia diz que o homem foi feito “do pó da terra” e não do barro (Gênesis 2.7). Muito se ensina que o sumo-sacerdote quando entrava no Santo dos Santos, tinha uma corda amarrada em sua perna, ou na cintura, para que, se por acaso ele morresse, como ninguém podia entrar naquele lugar, seu corpo seria puxado para fora.

Os sacerdotes eram servos de deus, serviam no templo, viviam para o templo, mas não viviam fora da comunidade. Os sacerdotes ajudavam o faraó a manter a "ordem cósmica" através da realização de rituais que agradassem aos deuses.

Os levitas faziam todo o trabalho ligado ao templo de Deus. Os descendentes de Arão eram os sacerdotes, que eram os únicos que podiam entrar no edifício do templo para oferecer sacrifícios a Deus (Levítico 1:10-11).

Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.

Ofício de responsabilidade no Sacerdócio de Melquisedeque. Os homens dignos que são membros da Igreja são designados como sumos sacerdotes quando chamados pela presidência da estaca, sumo conselho ou bispado ou, de outra forma, quando determinado pelo presidente da estaca.

Caifás (Joseph Caiaphas) foi um sumo sacerdote contemporâneo de Jesus. É citado várias vezes no Novo Testamento (Mt 26,3; 26,57; Lc 3,2; 11,49; 18,13-14; Jo 18,24.28 e At 4,6).

Lugar santíssimo: O sumo sacerdote entrava nesse lugar extremamente sagrado do tabernáculo uma vez por ano, no Dia da Expiação. O lugar santíssimo representava a presença de Deus e continha a arca da aliança, cuja tampa era chamada de propiciatório.