Qual a função do osso ilíaco?

Perguntado por: icruz . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

O ílio, também chamado de osso ilíaco, é o maior e mais superior dos três componentes da bacia. Ele tem uma porção inferior menor, que contribui para a formação do acetábulo, e uma porção maior superior (ou asa) que se estende em forma de leque e fornece apoio ao abdome inferior (ou pelve falsa).

O Ilíaco é um osso plano, chato, irregular, par e constituído pela fusão de três ossos: Ílio - 2/3 superiores; Ísquio - 1/3 inferior e posterior (mais resistente); Púbis - 1/3 inferior e anterior.

Ela ocorre por diversos fatores, como traumas ou quedas que geram lesão da articulação sacro ilíaca, frouxidão de ligamentos no pós-parto da mulher, e também como consequência de doença inflamatória ou reumatológica, na forma de sacroilíete e espondilite anquilosante.

Ossos Ílio, Ísquio e Púbis

  • São os principais acidentes do osso ílio: Asa ilíaca – Superfície glútea e Fossa ilíaca; Face glútea da asa do ílio; ...
  • São os principais acidentes do osso ísquio: Incisura isquiática maior e menor. Corpo do ísquio; ...
  • São os principais acidentes do osso púbis: Ramo superior e inferior do púbis;

junção de 3 ossos: o ílio, o ísquio e o púbis.

O íleo corresponde à parte final do intestino delgado e é separado do ceco (parte inicial do intestino grosso) pela válvula ileocecal. O intestino delgado faz parte do sistema digestório e divide-se em três partes: duodeno (logo após o estômago), jejuno (parte central) e íleo (próximo ao intestino grosso), nesta ordem.

O Ilíaco se articula com três ossos: sacro, fêmur e o ilíaco do lado oposto.

Osso ilíaco, o qual faz parte da cintura pélvica é subdivididos em 3. Ílio, ísquio e púbis.

A fossa ilíaca é uma grande depressão encontrada na região anteromedial da asa do ílio, que forma a parede posterolateral da pelve maior. Por sua vez, a superfície anteromedial da asa do ílio é lisa e côncava, servindo como local de origem para o músculo ilíaco, que ocupa toda a fossa.

A dor ao realizar o movimento de sentar e levantar pode ser sinal de alguma alteração no quadril. Os exames complementares como a ressonância magnética, ultrassom e raio X evidenciam diversas conclusões, entre elas a lesão labral.

O osso pélvico é formado pela união de três ossos; ílio, ísquio e púbis. Os ossos pélvicos (ilíacos) articulam-se entre si através da sínfise púbica, e com o sacro através da articulação sacroilíaca. O cóccix se articula com o sacro através da articulação sacrococcígea.

Sacro e Cóccix
Localiza-se entre os ossos ilíacos direito e esquerdo, formando a parte de trás da pelve. Na porção final do sacro encontra-se o cóccix. O cóccix consiste na fusão de 3 a 5 vértebras, com a base voltada para cima (onde se articula com o sacro) e o ápice voltado para baixo.

Primeiramente, a bacia ou cintura pélvica é formada por três ossos denominados Ílio, Ísquio e Púbis, que se fundem a fim de formar o acetábulo (encaixe para o fêmur na articulação do quadril).

Ílio é um osso primário e compõe a maior parte do osso do quadril. É divisível em duas partes: o corpo do ílio e a asa do ílio. Esta separação é indicada na superfície interna por uma linha curvada (linha arqueada), e na superfície externa pela margem do acetábulo.

Púbis é um osso da Bacia que fica na frente e na região inferior da pelve. Ele participa da formação do anel pélvico, protege os órgão da pelve como bexiga, próstata (homem) e útero (mulher)e também serve para origem e inserção de músculos do abdome e coxa.

Constitui a parte inferior do tronco, região onde ocorre a fixação do mesmo aos membros inferiores. Tem grande relevância, pois dá sustentabilidade ao corpo, preservando órgãos encontrados na sua cavidade interior, além de ser a região onde os músculos do assoalho pélvico e membros inferiores se estabilizam.

A parte do corpo que não tem ossos é a língua. A língua é completamente composta de músculos, composta por dois pares de quatro músculos que trabalham juntos.

Ele nos permite caminhar, correr e pular. Suporta o peso do nosso corpo através da conexão com nossas pernas. A articulação do quadril é também uma das nossas articulações mais flexíveis e permite maior amplitude de movimento do que todas as outras articulações do corpo, exceto o ombro.

osso hioide

Com exceção das vértebras cervicais, o osso hioide é o único osso localizado na porção anterior do pescoço. Ao contrário de outras estruturas ósseas, não se articula diretamente com outros ossos, e está conectado aos ossos vizinhos através de anexos musculares e ligamentares.