Qual a função do músculo zigomático menor?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Função. O zigomático menor é um responsável direto pela tração do lábio superior, junto com o levantador do lábio superior e da asa nasal e o levantador do lábio superior. Isso significa que ele se insere diretamente no lábio superior, no qual age sem nenhum intermediário.

O zigomático maior é um músculo que traciona o ângulo da boca para trás e para cima, responsável pela expressão de risada. Ele é inervado por ramos bucais do nervo facial; sua origem é na superfície malar do osso zigomático e ele se insere no ângulo da boca.

músculo orbicular do olho

O músculo orbicular do olho é um esfíncter elíptico, fino e plano, que envolve o ádito da órbita, consistindo de 2 porções: orbital e palpebral(2,3). O fechamento forte das pálpebras é executado com a colaboração da parte orbital, levando a pele da fronte, têmpora e bochecha em direção ao ângulo médio das pálpebras.

Músculo Temporal

Músculo Temporal
É considerado o músculo mais poderoso da face. Trata-se de um músculo grande, portanto, quando a pessoa faz o movimento de abrir e fechar a boca, é possível senti-lo. O músculo temporal é dividido em duas partes: a anterior e a posterior.

O corrugador do supercílio exerce tração na pele sobre a margem supra-orbital. Sua ação, combinada à do orbicular dos olhos, puxa as sobrancelhas em direção medial e inferior. Esta ação pode servir a diferentes funções, como proteger os olhos da luz do sol ou da chuva.

O riso é, muitas vezes, uma maneira de encarar a vida de forma positiva. Rir relaxa as tensões. Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos.

Masseter

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

Os músculos extraorbitários do olho auxiliam nas ações de piscar e na expressão facial. Estes músculos são inervados principalmente por ramos do nervo facial. Parte orbital: Origem: parte nasal do osso frontal, processo frontal da maxila, ligamento palpebral medial.

Músculo pterigóideo medial

Músculo pterigóideo medial
A contração do pterigóideo medial eleva a mandíbula (fechamento da boca) e a move para frente. Esses movimentos são reforçados por um anel muscular formado com o masseter. O músculo pterigóideo lateral difere dos outros três porque é o único responsável por abrir a boca.

Um sorriso verdadeiro é caracterizado pela acção conjunta do zigomático maior e orbicular do olho, que eleva a pálpebra inferior, e provoca rugas no canto externo do olho.

bucinador

Além disso, o bucinador é o principal músculo utilizado para tocar instrumentos de sopro, pois expele o ar das bochechas distendidas.

o processo zigomático do osso frontal é a continuação da margem supra-orbital, lateralmente. É facilmente palpável no vivente. o teto da órbita, formado na sua maior parte pelo osso frontal. a margem lateral da órbita, constituída pelos ossos frontal e zigomático.

O elevador da pálpebra superior é um músculo triangular que se estende ao longo do teto da órbita, desde o seu ápice até a pálpebra superior. Ele se origina com um curto tendão a partir do aspecto inferior da asa menor do esfenoide, superior e anterior ao anel tendíneo comum.

O músculo levantador da pálpebra superior eleva essa pálpebra, o músculo orbicular fecha as pálpebras, e o músculo de Müller serve para modelar a posição das pálpebras superiores quando estas estão abertas.

nervo óptico

O nervo óptico (um nervo craniano), que leva impulsos da retina para o cérebro, assim como outros nervos cranianos, que transmitem impulsos a cada músculo do olho e se movimentam pela órbita (a cavidade óssea que circunda o globo ocular).

Os músculos da mastigação, também chamados de músculos mastigatórios, são um grupo muscular composto pelos músculos temporal, masseter, pterigóideo medial e pterigóideo lateral.

Função. Como o risório se contrai em direção lateral e superior, o músculo puxa o ângulo da boca lateralmente. Sendo assim, ele ajuda na produção de expressões faciais ligadas ao sorriso, seja agindo sozinho ou juntamente com outros músculos faciais.

O masseter é um dos quatro músculos da mastigação. Tem como função a elevação da mandíbula, levando a um poderoso fechamento da boca. A contração da parte superior do masseter, que se dirige diagonalmente para a frente, promove um movimento da mandíbula para na direção anterior (protrusão).

MÚSCULOS DO COURO CABELUDO
O músculo occipitofrontal é digástrico (que tem duas porções unidas por um tendão) e plano, e seus ventres occipital e frontal têm um tendão comum, a aponeurose epicrânica. Os ventres são sinérgicos; eles elevam os supercílios e produzem rugas transversais na fronte.

Esse músculo dilata as narinas, abaixa as aletas nasais (asas da narina) lateralmente e enruga a pele nasal. Essas ações permitem o alargamento das narinas, movimento que ocorre durante a respiração e que pode ser potencializado em várias situações emocionais.

O osso da glabela se chama osso frontal.