Qual a função do micropore na cicatriz?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

A Fita Micropore™ Nexcare® é uma fita microporosa que não deixa resíduos ou irritações na pele – por sua fácil remoção, ela é ótima para mudanças frequentes dos curativos ou gazes, sendo ideal para peles sensíveis. Ela não sai na água e é hipoalergênica.

Após o tempo estabelecido pelo seu médico, geralmente de 2 a 3 semanas, você deve realizar a troca das fitas a cada 2 a 3 dias.

Quando com fita de Micropore, devera ser trocado a cada 7 dias, sendo retirado, lavando a cicatriz com água e sabonete, sendo colocado novamente direto sobre a cicatriz, sem o uso de pomadas. Isto devera ser realizado repetidamente por um período de 60 dias.

Você pode molhar o micropore, mas mantê-lo úmido não é uma boa ideia. Logo, sempre que possível, evite molhar no banho, protegendo com um filme adesivo ou plástico.

Atividades físicas leves, após autorização médica
Depois de autorizado pelo médico, é essencial para a recuperação praticar atividades físicas tranquilas, como caminhadas curtas ao ar livre. O importante é que a movimentação respeite o limite de cada um e seja de forma gradativa e orientada.

2 – Depois da colocação dos pontos de sutura é possível que a enfermeira cubra a ferida com uma compressa realizada com gaze e fita microporosa. Durante o primeiro dia é melhor que não a retire e tenha cuidado até 24 horas (desde que não tenha exposto a compressa à sujidade).

Se houver dificuldade para remover o micropore, molhe a fita com água ou soro fisiológico. Se permanecer difícil de sair, aplique óleo Johnson. · Remova delicadamente a gaze. Se a gaze estiver grudada na ferida, molhe a gaze com água ou soro fisiológico.

Em alguns casos, as cicatrizes pós-cirúrgicas podem ficar com textura e coloração diferentes da pele normal. É possível tratar e minimizar essas alterações com cremes adequados, filtros solares, clareadores, laser e peeling.

A Fita Micropore™ Nexcare® Bege é a escolha número um em fitas hospitalares. Ela foi projetada para ter o máximo de suavidade, não interferindo nas funções normais da pele e permitindo que ela transpire para melhor conforto. É perfeita para a fixação de curativos, gazes, cateteres, sondas e curativos de drenos.

Essas cicatrizes podem apresentar um aspecto endurecido, visto que são formadas por um excesso de fibras e colágenos na região. Veja! Uma boa notícia é que o fato de você ter cicatriz hipertrófica num determinado corte não significa que também aparecerá em outros ferimentos.

Laser. No tratamento através do laser, a pele passa por uma renovação a partir do uso de feixes de luz. O laser atinge pequenas áreas da pele para reestruturar a epiderme. O tratamento uniformiza o relevo e a coloração da pele, além de estimular a produção de colágeno.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.

É comum que, para evitar o aparecimento de uma cicatriz alargada, o médico indique o uso de fitas de silicone e, em alguns casos, massagens na região. Mas essas técnicas devem ser prescritas por um médico.

A dermatite de contato irritante pode ser gerenciada com o uso de hidratantes ricos em lipídios para melhorar a barreira cutânea danificada e o uso de compressas frias para inflamação aguda.

Depois de retirar os pontos: - Proteja o ferimento contra lesões durante o mês seguinte. - Evite esportes que possam fazer com que ocorra nova lesão na ferida. Se o esporte é indispensável, passe uma fita antes.

A Fita Micropore é indicada para fixar curativos quando há algum ferimento superficial, irritabilidade ou sensibilidade na pele, pois é de fácil remoção e recomendada quando demanda muitas trocas de curativos na região do ferimento.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.