Qual a função do LED no circuito?

Perguntado por: eveloso9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

Não se recomenda ligar os LEDs em paralelo, mas sim em série conforme mostra a figura 5.

Em linhas gerais, o LED é um componente eletrônico que, ao passar por uma corrente mínima, emite luz. A tecnologia LED (Light-Emitting Diodes) representa a evolução da iluminação de estado sólido, em que a geração de luz é obtida usando semicondutores ao invés de um filamento ou de gás.

Foi verificado experimentalmente que os Leds podem gerar energia elétrica, porém, as cores dos Leds influenciam. Cada cor é gerada por um tipo de material diferente, que constitui o dispositivo semicondutor do Led, e isso influencia na geração de energia elétrica.

E a lista de vantagens da tecnologia LED é extensa: maior durabilidade e eficácia energética; baixo custo de manutenção; não emite raios IV e UV; não atrai insetos; acendimento imediato; apresenta flexibilidade de usos, formas, tamanhos e design; são sustentáveis e 100% recicláveis.

A corrente com que um LED trabalha é dada pelo fabricante. Geralmente, esta corrente está entre 6 e 20 mA. Para quase todos os tipos de LED a tensão sobre ele é próxima de 2 V.

O LED, assim como alguns componentes, possui um lado positivo “+” e um lado negativo “-“, essa característica também é conhecida como polaridade. Para esses componentes, se ligar de modo invertido, ele não irá funcionar e pode até acabar danificando.

Os LEDs (diodos emissores de luz) são dispositivos que emitem luz quando percorridos por uma corrente, mas funciona com tensões muito baixas (1,6 a 2,7 volts tipicamente) podendo queimar com facilidade se ligados diretamente em fontes de tensões maiores.

A sigla LED significa Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode). O LED é um componente eletrônico semicondutor que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz, através da eletroluminescência. É esse processo que confere à iluminação em LED características como o menor consumo de energia.

Light Emitting Diodes (LED), em português Diodo Emissor de Luz, é um componente eletrónico utilizado para transformar energia elétrica em energia luminosa. Esta é a tecnologia que uma lâmpada LED utiliza para iluminar um ambiente.

(Light Emitting Diode) Díodo emissor de luz.

O LED gera luz a partir do princípio da eletroluminescência, que ocorre quando os terminais são submetidos a uma corrente elétrica. No processo, os elétrons que estavam em um terminal se recombinam em lacunas no outro, emitindo fótons (pacotes de energia que compõe a luz).

O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.

Resposta:a) Lâmpadas de LED = Energia elétrica em luminosa.

O LED geralmente é utilizado em eletroeletrônicos, onde é vantajosa sua aplicação para sinalização (ligado ou desligado), por exemplo. É muito fácil encontrar LEDs em vários aparelhos domésticos, como as TVs de LED, também em rádios, computadores, em alguns tipos de semáforos e etc.

As lâmpadas de LED são eficientes porque elas produzem a mesma quantidade de lúmens (fluxo luminoso) com menor gasto energético. Por exemplo, para gerar o equivalente a 1300 lúmens basta uma lâmpada de LED de 20 Watts, enquanto a mesma luz só pode ser gerada por uma incandescente de 70 Watts.

Como principal desvantagem, além do preço, está o fato de que as lâmpadas LED possuem ângulo de abertura menor. Isso pode ser um ponto positivo se você quiser fazer uma iluminação direcionada, mas pode prejudicar se a ideia é iluminar um ambiente amplo.