Qual a função do LCD?

Perguntado por: imoraes4 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Um display de cristal líquido, acrônimo de LCD (em inglês liquid crystal display), é um painel fino usado para exibir informações por via eletrônica, como texto, imagens e vídeos.

Isso porque esse tipo de tela usa o cristal líquido para transmitir as imagens, projetadas por um painel luminoso que fica localizado atrás da tela, chamado de backlight. O LCD é uma tecnologia muito utilizada até hoje em dia, não apenas em TVs, mas também em tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos.

As telas LCD se dividem, basicamente, em duas categorias: matriz ativa (Active Matrix LCD) e matriz passiva (Passive Matrix LCD).

Para começar, entre as vantagens do LCD, estão: custo baixo de fabricação, emissão baixa de radiação (painéis de cristal líquido são mais seguros), consumo de energia menor que OLED (graças a backlight de LED e MiniLED) e brilho maior (em ambientes claros).

As telas LCD não consomem muita energia, mas consomem mais do que as telas LED. Além disso, o LCD, dependendo da tecnologia utilizada, tem os ângulos de visão levemente mais limitados. Além disso, é um tipo de monitor que não possui tanto brilho e contraste.

A validade da Licença CLCB Bombeiros pode variar de 01 a 05 cinco anos dependendo do risco de incêndio do imóvel a ser licenciado.

A 16 de abril de 1943, Albert Hofmann descobriu a droga alucinógena LSD. O químico suíço da Sandoz fez a descoberta por acaso, ao aspirar por descuido uma pequena quantidade de pó no laboratório.

George Heilmeier

George Harry Heilmeier foi um engenheiro e industrial estadunidense. Foi um dos desenvolvedores do display de cristal líquido.

Um LCD consiste de um líquido polarizador da luz, eletricamente controlado, que se encontra comprimido dentro de celas entre duas lâminas transparentes polarizadoras. Os eixos polarizadores das duas lâminas estão alinhados perpendicularmente entre si.

A Smart Tv é uma televisão que possui acesso à internet e outros recursos tecnológicos, o que facilita para assistir filmes em plataformas de streaming, ouvir músicas ou pesquisar qualquer tipo de conteúdo na internet. Já a resolução LED é referente ao modo como a tela é iluminada e forma as imagens.

LEDs podem ser uma tecnologia de luz de fundo ou de exibição de imagem. Na indústria de eletrônicos de consumo, o nome é mais usado para se referir ao backlight de TVs e monitores. Portanto, uma “TV de LED” é, na verdade, uma TV LCD retroiluminada por LED ou MiniLED (LEDs em miniatura).

LCD (Liquid Crystal Displays) tem duas opções ou modos de exibição. Modo positivo (caracteres escuros sobre fundo claro) e modo negativo (caracteres de cores mais claras em um fundo mais escuro).

A tela é onde são formadas as imagens. Ela é coberta por um material fluorescente e é atingida pelo feixe de elétrons após serem defletidos pelos campos magnéticos. Ao atingir a tela, os elétrons produzem uma mancha luminosa em cada ponto que eles atingem.

O IPS melhorou o ângulo de visão das telas LCD ao adotar uma estrutura de matriz de cristal líquido alinhada paralelamente à superfície do painel, que permite a transmissão da luz de maneira mais uniforme. Já os painéis VA LCD e TN LCD têm ângulos de visão inferiores, mas são incomuns em aparelhos novos.

Caso o usuário, realize atividades que não demandem um ótima qualidade de imagem, o melhor é o use de telas LCD. Lazer . O monitor de LED Full HD é indicado para aqueles que buscam qualidade visual. Na hora do jogo ou de assistir um filme em alta resolução, as diferenças são visíveis.

O valor para comprar TV LCD pode variar de acordo com as características de cada produto. Mas, de maneira geral, o preço de TV LCD fica entre R$ 604,08 e R$ 4.299,98.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.