Qual a função do L no câmbio automático?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

E qual a função do L no câmbio automático? Simples: quando é necessário mais força para, por exemplo, subir uma rampa sem que a transmissão, em rotações mais altas, não passe a marcha e o carro perca torque, forçando uma redução logo em seguida. Outra função do L do câmbio automático é o freio motor.

Qual marcha deve usar para ligar o veículo automático? Para ligar um veículo automático, é necessário seguir o seguinte caminho: o condutor deve pisar no freio e dar a partida com a marcha engatada em P (Parking). Em seguida, quando o motor estiver ligado, é necessário mudar a marcha para a letra D (Drive) ou R (Ré).

E qual a função do L no câmbio automático? Simples: quando é necessário mais força para, por exemplo, subir uma rampa sem que a transmissão, em rotações mais altas, não passe a marcha e o carro perca torque, forçando uma redução logo em seguida.

Significado de L
[Fonética] Consoante constritiva alveolar lateral oral sonora. [Símbolo] Representação do número 50 em algarismos romanos (L). [Metrificação] Símbolo do litro (medida de volume): 1l (um litro).

“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.

O neutro serve, basicamente, para pequenos deslocamentos emergenciais — como empurrar o carro para fora da via em uma pane seca. Ficar mudando o seletor de marcha a cada parada pode danificar a transmissão, pois a tendência é que o motorista selecione Drive e acelere imediatamente assim que o semáforo abrir.

O câmbio CVT foi projetado para ser altamente durável, com o objetivo de ter uma vida útil de pelo menos 300 mil quilômetros, sendo que um câmbio automático comum sua vida útil é de mais de 100 mil quilômetros, e em casos de veículos de usos mais extremos, que precisa rodar todos os dias, pode-se considerar uma vida ...

Já (L) significa Low, baixo, e não está presente em todos os veículos. Esta letra significa que uma transmissão tem uma marcha de baixa velocidade para situações em que seja necessário priorizar a força.

O ponto morto também é conhecido como neutro. Ele é a ausência de engate do torque do motor e apropriado para ser usado quando o motorista estaciona o automóvel.

1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

A "Take the L" é uma provocação a perdedores no jogo, com a letra L na testa indicando a palavra "loser" (perdedor, em inglês).

L (éle) é a décima segunda letra do alfabeto latino. A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.

Descer a serra desengrenado, além de perigoso, é considerado uma infração de trânsito. A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

Carro com câmbio automático: Ultrapassagens
Ponha a alavanca para a opção sequencial, reduza uma marcha e acelere. Isso é bom porque muitos câmbios automáticos podem apresentar delays ou mesmo demorar a reduzir a marcha e a segurar o giro para obter mais força na retomada. Outra opção é pisar fundo no acelerador.

7 dicas úteis para usar e cuidar do câmbio automático

  1. Descidas íngremes. Em descidas muito íngremes, priorize o "freio motor" para não sobrecarregar o freio.
  2. Revisão preventiva. A revisão preventiva deve ser realizada regularmente. ...
  3. Carro em movimento. ...
  4. Neutro nas paradas. ...
  5. Ponto morto. ...
  6. Estacionar corretamente. ...
  7. Antes de desligar.

Qual é melhor: CVT ou Automático? No que diz respeito à economia, o CVT é mais adequado, pois permite que o motor trabalhe em sua eficiência máxima sem depender da velocidade do motor, consumindo assim, menos combustível, principalmente se você dirige muito na cidade.

7 problemas mais comuns no câmbio automático e como resolvê-los

  1. Luz acesa no painel. ...
  2. Trancos frequentes. ...
  3. Ruídos estranhos. ...
  4. Câmbio patinando ao acelerar. ...
  5. Mudanças bruscas de marchas. ...
  6. Superaquecimento. ...
  7. Mancha de óleo no chão da garagem.

Hub van Doorne

Este câmbio foi inventado pelo engenheiro holandês Hub van Doorne, que adaptou o conceito CVT já utilizado nas motocicletas da Zenith – com uma correia de transmissão e duas polias – para rodar nos automóveis de passeio.