Qual a função do itálico?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

É usado tanto para dar ênfase quanto para advertir o leitor de que uma palavra ou frase pode não lhe ser familiar, seja por ser estrangeira ou por fazer parte de uma grupo de gírias ou expressões específicas: "supervisionaremos o merchandising da empresa" ou "é preciso ler o documento ab integro".

Deve ser utilizado em títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, músicas, pinturas, esculturas, entre outros citados no texto. Nomes científicos de espécies; palavras e locuções em outros idiomas e palavras ou expressões latinas citados no texto aos quais se queira dar ênfase também podem vir em itálico.

Significado de Itálico
adjetivo, substantivo masculino Diz-se do, ou o tipo de imprensa, levemente inclinado para a direita, como a escrita ordinária, e criado em Veneza, cerca de 1500, por Aldo Manuce; grifo.

Utiliza-se itálico nas citações em língua estrangeira, tanto no interior do texto quanto em parágrafos blocados. Porém, é melhor evitar a língua estrangeira e apresentar a citação já traduzida. O trecho citado em seu idioma original pode ou não ser inserido em nota de rodapé, a critério do autor, sempre em itálico.

Textos em itálico são usados em algumas traduções da Bíblia para indicar quando uma palavra foi "acrescentada" por causa da necessidade gramatical do (idioma) inglês.

As letras representam sons e aprendendo o nome das letras, as crianças aprendem os fundamentos que adquirem o sistema alfabético. Essa é a forma mais fácil de recordar cada uma das letras e assim lidar com todas elas.

“A letra cursiva melhora a coordenação motora fina, isto é, ao aprender e praticar a execução do traçado correto da letra que é própria de sua identidade, a criança também desenvolve noções de orientação espacial”, explica a educadora.

Atividades ajudam a estimular o desenvolvimento motor, o senso de espaço, movimento e percepção que ajudam na construção da escrita e da leitura.

A função do itálico no texto é destacar algum trecho ou palavra escrita.

O negrito e o itálico são usados para destacar palavras na escrita comum, normal, em letra dita redonda. Eu uso o itálico para sublinhar uma palavra ou expressão na qual ponho reservas (ex.: um estrangeirismo). Também o uso, por exemplo, para títulos num texto.

Para escrever em itálico, coloque as palavras desejadas entre underlines (_). Atente-se em não deixar nenhum espaço entre o símbolo e a palavra.

O uso da letra manuscrita iniciou-se na França, durante o reinado de Luís XIV, época em que o país dominava quase toda a Europa. A letra manuscrita francesa chamava-se rondé, era vertical e semelhante à letra gótica no seu início.

documento são apresentadas em itálico. Text in italics is meant as an aid to [...] completing the document.

Itálico? A norma diz que: “o recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências” (ABNT NBR 6023: 2018).

Para usar itálico, é preciso deixar as palavras entre sinais de underline: _palavra_. Se quiser fazer uso dos dois recursos ao mesmo tempo, basta colocar a palavra entre asteriscos e sinais de underline: *_palavra_*.

As expressões “et al.” (e outros), “s. l.” (sem local) e “s. n.” (sem nome) passam a ser grafadas sempre em itálico. TAYLOR, Robert et al. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

Resposta: os tipos itálicos são fontes cursivas cujo desenho das letras minúsculas baseia-se numa estilizada forma caligráfica. Devido à influência da caligrafia, esses tipos podem inclinar-se ligeiramente para a direita. a forma das letras difere da forma das letras romanas.

Para dar ênfase a frases (ou sentenças), a fim de “obrigar” o leitor a prestar atenção nelas, basta saber jogar com as palavras. E a maneira mais prática de fazer isso é colocar as palavras que criam ênfase (ou o clímax de uma ideia), no final da sentença (ou oração).