Qual a função do intercooler no motor a diesel?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O intercooler é uma espécie de radiador que atua resfriando o ar que sai da turbina e, posteriormente, entra no coletor de admissão. O arrefecimento pode ser feito por meio de água, utilizando um sistema circulação próprio, ou mesmo de ar frio, onde o ar quente passa pelas colmeias e é resfriado.

Sintomas de falhas do intercooler
Com o tempo, a borracha tenderá a desaparecer e os grampos podem perder a sua força de fixação, o que pode resultar em fugas do ar comprimido. Isso resultaria num baixo desempenho do carro, podendo até ouvir um som 'sibilante' relativo ao vazamento de ar ao conduzir.

O intercooler reduz a temperatura da mistura entre ar de admissão e gases da combustão. Nos caminhões, ônibus e outros veículos pesados é um componente que eleva a potência do motor ao mesmo tempo em que auxilia no controle térmico, atuando em conjunto com o radiador no sistema de arrefecimento.

Podemos aumentar o torque do motor com a diminuição proporcional da velocidade de rotação e isso é possível instalando redutores, através de sistema de engrenagens. A relação entre os tamanhos das engrenagens e o número de dentes das mesmas permite a taxa de redução da velocidade e o aumento da força.

Para se aumentar o rendimento de um motor Diesel, pode-se aumentar a quantidade de ar admitido nos cilindros introduzindo uma quantidade extra até preenchê-los totalmente, mesmo em regime de alta rotação do motor.

O intercooler é um trocador de calor, instalado entre turbo e o coletor de admissão. Ele é amplamente utilizado para melhoramento de performance e reduz no consumo de combustível. Ele é encontrado em diversas dimensões e tem uma função semelhante ao do radiador.

Restrições na entrada de ar através da obstrução dos filtros ou mangueiras dobradas, bem como dutos de alimentação reduzidos, favorecem o surgimento de altas temperaturas de escape. Ambas as condições juntas podem provocar até a quebra da carcaça da turbina, do eixo ou rotor do compressor.

Cuidado, presença de óleo é absolutamente normal, tanto no turbo quanto no intercooler e mangueiras. Quando existe qualquer vazamento de ar pelas mangueiras pós-turbo, é absolutamente comum verificar a presença de muito óleo.

Qual é a diferença entre um intercooler e um radiador? O papel do intercooler é reduzir a temperatura do ar de admissão do motor, enquanto o radiador é diminuir a temperatura de todo o motor.

Isso poderá provocar perdas de potência ou até mesmo danos ao turbocompressor do motor. Se houver um vazamento, a lâmpada indicadora do motor poderá acender-se e a potência do motor poderá ser reduzida.

Sinais de aviso de falha turbo
A redução da capacidade de aceleração é um dos sintomas mais habituais de um turbo com falhas. O veículo não consegue acelerar rapidamente ou não consegue produzir a quantidade usual de energia. Quando os condutores estão habituados a operar esse veículo, notam as falhas.

Componente resfria o ar admitido pelo motor, aumentando seu rendimento volumétrico. Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço.

O bloco do intercooler, também conhecido como colmeia, tem como sua função resfriar o ar que vem do turbo, aumentando sua massa através do aumento das moléculas de oxigênio.

Para que serve e o que são turbinas? As turbinas são acessórios para aumento de performance de motores. Basicamente, sua função é restringir a ação do gás de escape do motor em uma área da seção transversal de vazão e, a partir daí, obtêm-se uma queda da pressão e de temperatura.

De um modo geral é possível que haja uma melhora de cerca de 10% de potência e torque em carros aspirados (que não tem motor turbo). Se o veículo vem original de fábrica com um motor turbo, essa média pode ser de cerca de 30% de potência e torque comprovados em dinamômetro.

Já o torque (medido em kgfm – quilograma força metro – em nosso país) pode ser entendido como o responsável por entregar força. Tanto é que a potência costuma ser mais importante para automóveis, enquanto os caminhões, ônibus e demais utilitários demandam mais torque.

O motor que usa esse combustível tem a característica de possuir um curso de pistão longo. Isso significa que, enquanto um motor comum tem pistões menores, o motor a diesel possui esse elemento mais longo, proporcionando maior força para a saída da inércia.

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.

2- Aumentar as entradas de ar O ar que vem de fora do motor quando se mistura com o combustível gera a queima que faz o motor à combustão interna funcionar. Sendo assim, quanto mais ar entrar no motor, melhor será a queima e mais potência o carro terá.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

Basicamente, a turbina funciona comprimindo o ar do motor a diesel para dentro dos cilindros – processo reverso do motor convencional, em que o ar é aspirado. Isso é possível porque a peça é composta por dois rotores centrífugos ligados no mesmo eixo, ainda que isolados em cada compartimento.