Qual a função do glutamato no cérebro?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

O glutamato é o aminoácido mais abundante no sistema nervoso central (SNC) agindo como neurotransmissor excitatório. Além disso, atua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, no aprendizado, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.

Alimentos ricos em glutamato monossódico

  • Salgadinhos.
  • Industrializados e superprocessados.
  • Molhos pré-preparados.
  • Molho shoyo.
  • Enlatados.
  • Carnes processadas – salsicha, bacon, mortadela, presunto.

O glutamato monossódico também pode ajudar a harmonizar os sabores de suas receitas equilibrando a acidez e o amargor presentes em alguns alimentos. Além de ter o glutamato tem a propriedade de ajudar na digestão, estimulando a salivação e a sensação de saciedade.

Para neutralizar os sintomas do MSG, suplementos naturais podem ser ingeridos e uma reeducação alimentar feita para limpar e reequilibrar o organismo. Conheça os benefícios de alimentos nutritivos e as suplementações certas no site da QuantumBIO.

O glutamato pode ainda ser desaminado (grupo amino liberado como amônia). A desaminação é catalisada pela glutamato desidrogenase.

O glutamato monossódico é o sal de sódio do aminoácido comum ácido glutâmico. O glutamato encontrado naturalmente em alimentos (parmesão, tomate, carne, leite materno, etc) tem a mesma composição do glutamato adicionado aos alimentos processados.

Os condimentos naturais devem ser utilizados como substitutos para a maioria dos temperos prontos. Por isso, as especiarias naturais como orégano, alecrim, manjericão, manjerona e salsinha desidratadas são indicadas para uso no preparo de refeições, junto ao sal.

Como fortalecer o sistema nervoso?

  1. Inclua atividades físicas diárias. ...
  2. Durma bem. ...
  3. Adquira hábitos alimentares saudáveis. ...
  4. Aromaterapia. ...
  5. Exponha-se ao sol. ...
  6. Faça atividades relaxantes.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.

A banana
Dentre os alimentos que aumentam a serotonina e a dopamina, a banana, sem dúvidas é um dos que mais se destaca. Sozinha ela não combate a depressão, mas nos proporciona uma dose natural de energia, otimismo e saúde.

O glutamato é o principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso central e periférico, desempenhando um papel fundamental no processamento nociceptivo (23,24). Intervém tanto nos estados de dor aguda como nos de dor crónica (13).

O glutamato é um aminoácido presente em muitos alimentos que são consumidos no dia a dia, tais como carnes, queijos, tomates e cogumelos, e também está naturalmente presente no organismo humano.

A posologia é de 2 a 4 comprimidos de Glutamato de cálcio + Glutamina + Fosfato de Ditetraetilamônio + Vitamina B6 (substâncias ativas) ao dia, ou mais, antes das refeições ou a critério médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

O glutamato monossódico pode ser encontrado em ketchups, mostardas, molhos/temperos/caldos industrializados, sopas instantâneas e até no famoso ajinomoto.

Ao invés de usar 1 colher (chá) de sal para temperar uma panela de arroz, por exemplo, combine 1/2 colher (chá) do tempero com 1/2 colher (chá) de glutamato monossódico: o alimento já ficará com 25% menos sódio e com o mesmo sucesso que faria ao paladar se fosse feito apenas com sal.

O tempero Lemon Pepper é uma mistura de especiarias e temperos com sabor bem forte do limão. Confere um sabor cítrico, levemente apimentado às preparações. Não possui o realçador de sabor glutamato monossódico.