Qual a função do fofoqueiro?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A função do fofoqueiro é espalhar conversas, colocando sempre aquela pitadinha existencial de si mesmo, carregada com suas percepções distorcidas e fantasiosas sobre os outros. O fofoqueiro se mete e se intromete em tudo, sabe tudo, e opina sobre tudo.

Robbins diz que há pesquisas indicando que as fofocas podem servir como uma verificação do comportamento moral das pessoas, porque nos preocupamos com nossa reputação e com o risco dos outros fofocarem sobre nossas más decisões. Já McAndrew completa: "Compartilhar fofocas com alguém é um mecanismo de ligação.

A origem da palavra fofoca é desconhecida, no entanto algumas pessoas afirmam que pode ter surgido de um dialeto africano. A fofoca é prática de uma pessoa xereta, que tenta descobrir segredos sobre alguém para compartilhar com outras pessoas.

Confira. Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Em casos mais graves, fofocas podem manchar uma reputação. Em situações fora do controle, mentiras podem até mesmo levar a vítima a atentar contra a própria vida. Estamos falando de algo muito sério, caro leitor. É preciso ter consciência do poder das palavras, ou sofreremos todos com as consequências delas.

Devastadora, a fofoca tem um poder tão grande no ambiente de trabalho que até mesmo um olhar diferente ou frase mal colocada e fora de contexto pode acabar gerando conflitos desnecessários e de proporções gigantescas.

Como parar de fazer fofoca, segundo especialistas

  1. Entenda o que atiça seu fofoqueiro interior.
  2. Imponha limites e seja positivo.
  3. Seja consciente e conte com um amigo.
  4. Coloque-se no lugar dos outros.

As fofocas são difundidas quando há alguém que deseja adquirir notoriedade às nossas custas. Diante dessas atitudes, podemos agir de duas formas: ou fazendo de ouvidos surdos diante do absurdo ou agindo com assertividade, colocando limites e deixando as coisas claras.

1 mexerico, bisbilhotice, fuxico, futrica, cochicho, indiscrição, dito, intriga, intromissão, difamação, maledicência, calúnia, detração, detratação. Boatos sobre a vida dos outros: 2 boato, falatório, diz-que-diz, balela, especulação, enredo, comentário, murmuração, novidade.

fo·fo·ca ca. 1. [Brasil, Informal] Acto de querer saber para ir contar a outrem.

Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

Principais antônimos de fofoqueiro: 1. discreto.

Esse cenário é um prato cheio para o vizinho fofoqueiro, aquele que fala sobre a vida de toda a vizinhança e sempre tem uma “novidade” na ponta da língua. O que parece uma atitude inofensiva pode levar à criação de uma situação prejudicial a outras pessoas, inclusive você e sua família.

O que é Cusca:
Em Portugal o termo é utilizado para referir-se a uma pessoa demasiado curiosa e que adora se meter na vida dos outros.

Pode não parecer, mas muitas pessoas falam mal das outras pelas costas porque se sentem intimidadas pelo alvo da fofoca. Talvez o fofoqueiro sinta inveja da sua aparência, dos seus talentos ou da sua popularidade, usando palavras maldosas como uma forma de magoá-lo.

Sabe aquela fofoquinha aleatória, inocente e principalmente quando fala de alguém positivamente? Então, ela faz bem pra sua saúde. Pesquisadores e cientistas da Universidade de Staffordshire, no Reino Unido, comprovaram que a fofoca tem efeito positivo sobre a rotina e saúde das pessoas.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

Olá, somos Tati Martins e Marcelo Carlos, criadores da WebTVBrasileira, o canal mais interativo do Youtube, referência na plataforma em transmissão AO VIVO.