Qual a função do esterno e das costelas?

Perguntado por: areis2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Sua função é proteger os órgãos torácicos de traumas. É uma estrutura onde se inserem vários músculos e também é o centro em torno do qual as 10 costelas superiores se fixam direta ou indiretamente.

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.

O esterno é o osso que se encontra na linha média anterior do nosso tórax e faz parte da região anterior da caixa torácica. Sua função é proteger os órgãos torácicos de traumas.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Você pode sentir dor nesta área devido a infecção, inflamação, lesão ou ruptura da cartilagem que afeta o próprio esterno. Problemas com órgãos próximos, como coração, pulmões e esôfago, também podem causar dor nessa área. Isso inclui ataque cardíaco, pleurisia (inflamação pulmonar) e refluxo ácido.

O esterno é um osso chato com o formato da letra "T" em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax. É composto por três partes: o manúbrio, o corpo e a apêndice xifóide, ou o processo xifóide.

Esterno: O esterno está localizado na parede anterior do tórax, tem como característica ser um osso alongado e achatado. É dividido em três partes de cima para baixo: Manúbrio, Corpo e Processo Xifoide.

No chamado esqueleto axial, temos o crânio, as vértebras, as costelas, o esterno e o osso hioide: Crânio: formado por 28 ossos, é a porção responsável por garantir, principalmente, a proteção do encéfalo. Vértebras: formam a chamada coluna vertebral, a qual é composta por 26 ossos (33 vértebras).

osso hioide

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral.

“Externo”, escrita com X, refere-se ao que é ou está do lado de fora. “Esterno”, escrita com S, é um osso localizado na região do tórax.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

A décima-primeira e a décima-segunda costela não se articulam com o esterno (costelas flutuantes).

A parte do corpo que não tem ossos é a língua. A língua é completamente composta de músculos, composta por dois pares de quatro músculos que trabalham juntos.

Osso plano, alongado situado na parte anterior e média do tórax. É constituído por três partes que são, de cima para baixo, o manúbrio ou pré-esterno, o corpo ou mesoesterno e o apêndice xifoideu, apêndice xifoide, apêndice ensiforme ou xifisterno.

Situa-se na cavidade torácica, atrás do osso esterno e acima do músculo diafragma, no espaço compreendido entre os dois sacos pleurais (mediastino).

A escápula, também chamada de omoplata, é um osso classificado como plano e possui forma triangular, que se conecta à clavícula por meio de ligamentos. A junção destes dois ossos, localizados na extremidade superior do membro, é responsável por ligar o braço ao tronco do corpo.