Qual a função do EDTA no shampoo?

Perguntado por: amota . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O EDTA é utilizado como agente quelante, isto é, vai captar íons (iões, PT) metálicos que podem afetar a estabilidade e/ou o aspeto dos produtos cosméticos. O EDTA serve, por exemplo, para contrariar a dureza da água nos produtos para enxaguar, como os shampoos.

Atas de Assembleias e Reuniões - Natura RI.

O EDTA Trissódico Líquido atua na endodontia como um efetivo agente quelante e lubrificante por conta da sua ação, que desmineraliza partículas dentinárias por quelação de íons de cálcio e magnésio, facilitando sua dissolução e absorção.

Existem três tipos de EDTA: dissódico (Na2EDTA), dipotássico (K2EDTA) e o tripotássico (K3EDTA). Este último é o mais utilizado (forma líquida) por ser mais solúvel e menos tóxico.

Os resultados obtidos sugerem que o agente quelante mais adequado para substituir o EDTA é o MGDA, uma vez que, a formulação de detergente que inclui este agente apresenta propriedades muito semelhantes às do detergente da empresa.

O shampoo quelante é formulado com agentes quelantes, que são ingredientes que se ligam aos íons metálicos e minerais nos fios de cabelo, removendo-os e deixando o cabelo mais limpo e brilhante.

O Fluido Detox Quelante Forever Liss 300ml tem ação acidificante que visa reequilibrar o pH dos cabelos. Potencializa ainda o efeito dos ativos da linha, promovendo muito mais brilho e maciez. Seu uso é capaz ainda de remover resíduos metálicos que são prejudiciais para a saúde dos fios.

É um sequestrante, que age removendo íons metálicos e outras toxinas absorvidas pelos cabelos, também possui habilidades específicas de captura, limpeza e remoção dos poluentes encontrados na superfície dos cabelos.

O EDTA Dissódico é um agente quelante capaz de se ligar a íons como sódio (Na+), Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+), Zinco (Zn2+) entre outros. Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante. Melhora atividade antioxidante de antioxidantes naturais como vitamina C e vitamina E.

Significado de Está
Ação de comparecer, de estar presente: o cantor está na festa. Ato de coabitar, de possuir a mesma habitação: a filha está com os avós. Ação de permanecer, durante um tempo, numa situação específica: o pai está deitado. Etimologia (origem da palavra está).

Quelantes, também conhecidos como sequestrantes, são componentes muito utilizados em produtos cosméticos para evitar problemas de estabilidade: mudança de cor, cheiro, e aparência.

O EDTA é o agente complexante mais utilizado nas análises quantitativas devido ao elevado número de grupos complexantes. Sua forma ligante (Y4-) é en- contrada somente em pH acima de 10.

O EDTA é sintetizado em escala industrial a partir de etilenodiamina, formaldeído e uma fonte de cianeto (HCN ou NaCN). Cerca de 100.000 toneladas de EDTA são produzidas anualmente. A propriedade mais marcante do EDTA é a sua capacidade de complexar íons metálicos na proporção metal-EDTA de 1:1.

margarina

No Brasil, a principal fonte de EDTA foi a margarina (30 %), seguida da maionese (24 %) e molhos para saladas (23 %).

= [NiY2-] / ([Ni2+] [Y4-]) = 4,2 x 1018. = 0,0500 x 0,0500 = 2,50.10-3 mol Há um excesso de EDTA!

O EDTA Dissódico (Disodium EDTA) é talvez um dos ingredientes cosméticos mais utilizados, pois sua ação quelante ajuda na estabilidade dos produtos. Isso acontece devido a sua capacidade de neutralizar íon metálicos e evitar a oxidação de vitaminas e fragrâncias e facilitarem a ação de conservantes.

Para preparo da solução de EDTA, o sólido deve ser seco a uma temperatura de 80 ºC, por um período de dois a três dias, caso contrário pode perder águas de hidratação. O sólido quando seco deve ter sua composição concordante com a fórmula Na2H2Y·2H2O (massa molar de 372,24 g mol-1).

Os agentes quelantes são químicos especiais e essenciais para os mais importantes segmentos da indústria química como sabão e detergente, tratamento de água, petróleo, papel, cosméticos e outras aplicações. São extremamente importantes a nossos clientes e efetivos sequestrantes de metais nocivos a vários sistemas.

Os autores mostraram que a deferiprona e a DFO foram igualmente eficazes na diminuição dos níveis de ferro hepático. Uma vez que a doença cardíaca é responsável pela maioria das mortes de pacientes com talassemia major (78%), a redução da carga de ferro no coração é o componente mais essencial da terapia quelante.